domingo, 26 de julho de 2009

CD PONTOS DE JUREMA


A produção do CD Pontos de Jurema foi conduzida pela idéia de ser mais do que um registro sonoro de significativa manifestação da religião afro-brasileira em terra natalense, mas um documento que reverenciasse a memória de reconhecidos juremeiros, cujas trajetórias vida e religião se entrelaçam: Babá Karol, Geraldo Guedes, Geraldo do Caboclo e José Clementino. Estes mestres da Jurema e seus continuadores – Jeová, Cleone, Marcone, Claudinho, Melque, Rogério, representam tantos outros juremeiros do passado e do presente, que por limitações técnicas não puderam ser incluídos nesse trabalho.

O processo de reprodução fonográfica exige escolhas, como: definir o repertório e fazer as gravações. Optamos por registrar os cânticos que fossem emblemáticos da tradição e captar a diversidade da riqueza musical da Jurema. O fio foi então traçado pela memória dos mestres vivos, suas lembranças, as entidades espirituais por eles cultuadas, os pontos cantados em suas práticas, incorporando outros pontos cantados para os mestres e caboclos nas giras de Umbanda pela geração mais nova.

O processo de gravação e edição, fruto de parcerias e diálogos, foi iniciado agrupando representantes de comunidades de terreiros que fizeram suas gravações no Teatro Municipal Sandoval Wanderley, quando um estúdio foi montado para este fim. À medida que as gravações iam acontecendo, as transcrições das letras dos pontos catados eram revisadas com a ajuda de membros dos terreiros. Em um segundo momento, fomos aos terreiros, levando um estúdio móvel, que pudesse fazer as gravações. Nesta fase, mantivemos a sistemática do trabalho: cada representante do terreiro escolheria seu repertório e organizaria seu grupo para a gravação. Todo o material registrado nos diferentes encontros foi ouvido e analisado. A partir destas audições definimos o repertório final que compõe o CD. O resultado foi o registro etnográfico e sonoro de parte do universo da Jurema, em particular através de dezenas de pontos cantados. Mais que isso foi poder documentar a voz, o pulsar da vida, os diversos sons e as pérolas guardadas por esses velhos sábios mestres.

(Fragmento do texto de apresentação que fiz para o CD Pontos de Jurema – 2008).

Ficha Técnica
Direção Artística e de Produção: Dácio Galvão
Consultoria, Pesquisa e Fotografias: Luiz Assunção
Transcrição e Produção Executiva: Odinelha Targino
Produção Gráfica: Jussiê Costa e Flávio Leandro
Gravação, Mixagem e Masterização: Jota Marciano

Museu de Cultura Popular “Djalma Maranhão” – FUNCART
Coleção Documento Sonoro nº 10

4 comentários:

  1. Luiz, você sempre ativo e fazendo coisas geniais. Esse registro do CD, assim como os livros e outros "produtos" de suas pesquisas constituem-se em um arquivo vivo da nossa cultura. Considero suas pesquisas e o modo como as disponibiliza referências significativas para a pesquisa, o conhecimento da cultura em nosso Estado e em nosso país.
    Parabéns e Obrigada!
    Petrucia Nóbrega

    ResponderExcluir
  2. OI,SOU RADIALISTA HÁ 20 ANOS AQUI EM MORADA NOVA ,INTERIOR DO CE... ESTOU EM BUSCA DE UM TRABALHO DE AUDIO COM VÁRIAS CANÇÕES DO PASSADO... JANGADEIRO DO CEARÁ,ADEUS - PRAIA DE IRACEMA,MIMOSA PRINCESA,BAIAO NA CHUVA,QUANDO AS ESTRELAS SE SOMEM,MAMAE - LÁ VEM O LEÃO,O VENDAVAL, NEGRO BAIANO , POBRE ROCEIRA, A VIDA É A LIBERDADE, VAGUEJADA CEARENSE, NO ESCONDER DA LUA, MOCIDADE E VELHICE, PAPAI NOEL DA CEARÁ RADIO CLUBE, VIVE SEU MANÉ CHORANDO, SIÁ MARIQUINHA, O ADEUS DO EMIGRANTE, O COLEGIAL, A SEREIA VEM TE BUSCAR, ADEUS - OH,MAE QUERIDA, NANCY, SETE LETRAS, MARANHÃO, QUE LINDA MANHA, BAIAO É BOM, CANTA - PASSARINHO, IRACEMA - RAINHA DO MAR, VOU SOLTAR MAIS UM BALÃO, COMO É BELO O NATAL, BALÃO DE CORES, REMA - REMA - REMADOR, ALBERTO NEPOMUCENO, A VIDA É ASSIM, A VOLTA DA INDIA IRACEMA, IBIAPINA - JOIA SERRANA, CASA VASIA, LOUVAÇÃO A SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS E RIO - OITAVA MARAVILHA.
    GOSTARIA DE PRESENTEAR O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS VAGUEIROS E DO MUSEU DE MINHA CIDADE,JOÃO DE DEUS...
    FAN DO ENAMORADO BOEMIO LUIZ ASSUNÇÃO...
    É POSSÍVEL ESSE MILAGRE ?
    SE FOR,POR GENTIZA AMIZADE,ENVIAR PARA :
    DJ GECYSANTOS(88/9925 0957)
    RUA JOÃO EPIFANIO,593
    CENTRO - MORADA NOVA - CE
    CEP 62940 000
    OU PARA santospereira67@hotmail.com ou ainda gecy.santos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. ola amigo juremeiro ficarei feliz se puder me enviar os pontos em mp3 de jurema salve nosso mestre ze pelintra

    e mail phaiol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá , adorei seu trabalho , belíssimo Cd !

    Gostaria que me enviasse as faixas do CD - PONSTOS DE JUREMA . Fico mutio grato desde já ! Obrigado , Dálisson José .

    Meu Email: souza.dalisson@hotmail.com

    ResponderExcluir