quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Casa de apoio aos estudos da floresta

A antropóloga Bia Labate nos manda a notícia de criação da CASA DE APOIO AOS ESTUDOS DA FLORESTA, conforme transcrevo a seguir:

A Casa de Apoio aos Estudos da Floresta (CAE – Amazon) foi comprada, reformada e inaugurada em 2009, sendo fruto de uma iniciativa da antropóloga Bia Labate com o apoio da jornalista Débora Pereira. Localiza-se na Amazônia brasileira, na comunidade do Santo Daime Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado – CEFLI, liderada por Luiz Mendes Nascimento, no município de Capixaba (Acre), às margens do Rio Xipamano (fronteira entre Brasil e Bolívia).

A Casa foi criada com vários objetivos:
- servir de base para as pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras;
- funcionar como um espaço de interlocução cultural e científica entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, interessados em estudos sobre a Amazônia;
- promover o acesso da comunidade ayahuasqueira à produção acadêmica sobre as religiões ayahuasqueiras brasileiras;
- incentivar a documentação escrita e visual da cultura daimista e das tradições caboclas pela população local;
- desenvolver o intercâmbio entre diferentes vertentes de usuários de plantas psicoativas;
- promover a interação da comunidade local com redes ambientais nacionais e transnacionais;
- refletir sobre as possibilidades de utilização do capital social da floresta para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da região.

A CAE - Amazon já começou a construir uma pequena biblioteca, e sediou, em agosto de 2009, uma expedição experimental de pesquisadores europeus da área de psicologia e medicina. A partir de 2010, devem ocorrer novos eventos, entre eles palestras, realização de documentários e recepção de novos visitantes.

Interessados em conhecer o espaço, utilizá-lo ou contribuir com seu desenvolvimento e manutenção podem entrar em contato com Bia (blabate@bialabate.net) ou Débora (debcarpe@gmail.com).

Incentivamos especialmente a visita de pessoas voltadas ao desenvolvimento de pesquisas na região, bem como estrangeiros efetivamente envolvidos nos campos da antropologia, ecologia, espiritualidade e práticas terapêuticas. Doações para a biblioteca e sugestões são igualmente bem-vindas.

Vejam algumas fotos aqui:
http://www.bialabate.net/casa-casmerim
http://bialabate.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário