segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FLIPA – Festival Literário da Praia de Pipa

FLIPA – Festival Literário da Praia de Pipa

Praia de Pipa, município de Tibau do Sul/RN (70 km de Natal).

24 a 26 de setembro de 2009

Programação


Dia 24 (quinta-feira) - 17h30 – Tenda literária


Mesa 1 - “Clementino Câmara: Do nascimento em Pipa à Censura no Estado Novo”, com o professor e escritor Geraldo Queiroz e mediação do professor Humberto Hermenegildo (UFRN).

Mesa 2 “Literatura e Viagens”, com a escritora Marina Colasanti e tendo como mediadora a jornalista Josimey Costa (UFRN).

Mesa 3 – “Jornalismo, literatura, memórias”, escritora e jornalista Danuza Leão, tendo como mediador o jornalista Woden Madruga.


Dia 25 (sexta-feira) - 17h30 — Tenda literária


Mesa 1 – “Hélio Galvão: a cultura praieira”, tendo as participações de Sanderson Negreiros, Diva Cunha e Gilmara Benevides.

Mesa 2 – “A Cultura das Periferias”, com a escritora e professora Heloísa Buarque de Hollanda e como debatedor o escritor pernambucano Raimundo Carrero, mediados pelo jornalista e escritor Carlos de Souza.

Mesa 3 – “A Amazônia de Euclides”, com o escritor e jornalista Daniel Piza e mediação do jornalista e crítico literário Tácito Costa. A mesa abrirá com a exibição do documentário “Um Paraíso Perdido”, dirigido por Daniel Piza, com fotografia de Tiago Queiroz. O curta de 24 minutos reconstitui a viagem à Amazônia realizada em 1905 pelo escritor Euclides da Cunha.


Dia 26 (sábado) - 16h00 — Tenda literária

Mesa 1 - “O romanceiro potiguar: vida e poesia”, com participação da professora Lílian Rodrigues (UERN) e como mediador Luiz Assunção (UFRN).

Mesa 2 – A obra de Homero Homem de Siqueira, com a participação de Ney Leandro de Castro, Dorian Gray e Marize Castro.

Mesa 3 – “Lobão tem Razão?” Para debater com o roqueiro estará o poeta, escritor e publicitário Patrício Júnior, do coletivo Jovens Escribas, com mediação do jornalista, cantor e músico Isaac Ribeiro.

Mesa 4 – O escritor cearense Ronaldo Correia de Brito (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura/2009) falará sobre o seu romance “Galiléia”. Participam da mesa o escritor Moacir Cirne e o jornalista Osair Vasconcelos.


Diariamente, a partir das 09 h: Tenda Pipinha Literária e Oficina de Criação literária de Raimundo Carrero.


FLIPA em números:

10 mesas literárias;

15 oficinas dentro do projeto inédito Pipinha Literária (envolvendo professores, mestres, escritores e arte-educadores);

Espaço da Livraria Siciliano;

Espaço do Sebo Vermelho;

Tenda de debates;

Espaço de autógrafos;

Lançamentos de livros, shows musicais e exposições.

Estrutura climatizada, com capacidade para 300 pessoas sentadas;


O I Festival Literário da Praia de Pipa é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, sob a coordenação da Fundação Cultural Helio Galvão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário