quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Encontro João Redondo do Rio Grande do Norte

Encontra-se em andamento, no Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, o projeto referente à instrução técnica do processo de registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco, como Patrimônio Cultural do Brasil. O pedido do Registro foi encaminhado ao IPHAN, em abril de 2004, pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – Centro UNIMA Brasil.


Em sua etapa inicial, o referido projeto visa realizar a pesquisa documental e de campo destas expressões populares e vem sendo implementado sob a orientação IPHAN, contando ainda com o apoio de instituições diversas, entidades da sociedade civil, pesquisadores, artistas e bonequeiros em geral. O projeto é operacionalizado por equipes de pesquisa formadas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e no Distrito Federal, sob uma coordenação geral especializada.


Como parte fundamental deste processo está sendo realizados Encontros em cada um dos estados abrangidos pela pesquisa, com os objetivos de divulgar e discutir o andamento do processo de Registro e seus desdobramentos, fomentarem parcerias, além de promover e valorizar essa prática em cada localidade onde ocorre.


O Encontro de João Redondo do RN visa reunir brincantes, pesquisadores, agentes públicos e demais interessados no debate e na salvaguarda dessa forma de expressão. Mestres potiguares estarão presentes para apresentar e conversar sobre sua arte (Texto de Apresentação do folder do evento).


A pesquisa no RN está sendo feita a partir de uma parceria com o Grupo de Estudos sobre Culturas Populares do Departamento de Antropologia da UFRN, tendo como coordenador Ricardo Canella e assistente de pesquisa Maria das Graças Pereira, membros do referido grupo de estudos.


De 03 a 06 de setembro de 2009.


Atividades diurnas – 08:30 h: Marina Travel Praia Hotel – Praia dos Artistas – Natal/RN

Apresentações – 19:30 h: Largo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão – Ribeira – Natal/RN


Apresentações dos mestres: Dadi, Heraldo Lins, Tio João da Quadrilha, Raul do Mamulengo, Josivan, Geraldo Maia, Antonio Targino, Daniel, Caçua de mamulengos, Manuel Pereira, Antônio de Rosa, Manuel Dadica, Emanuel Amaral, Manoel Messias, Geraldo Zacarias, Pedro da Silva, Marcelino de Zé Limão, João Viana, José Targino Filho, José de Rosa, Luis de Toou e Francisquinho.

2 comentários:

  1. pesquiso e brinco o mamulengo, gostaria de saber sobre os proximos encontros , grupo Boneco Vivo - São José dos Campos São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Solicito entrar em contato com Ricardo Canella, pesquisador do projeto e um dos organizadores do evento local. O email dele é: ricanella@hotmail.com

    At,
    Luiz Assunção

    ResponderExcluir