sábado, 24 de outubro de 2009

33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

De 23 de outubro a 5 de novembro acontece a 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Serão exibidos 424 filmes, de todos os gêneros e procedências, lançamento de livros, debate sobre o grafite, oficina de Christian Berger sobre fotografia no cinema e apresentação de clássicos brasileiros em cópias restauradas.

O premiado diretor grego Theo Angelopoulos ganhará uma retrospectiva e está entre os convidados da Mostra neste ano. Seu filme mais recente, A Poeira do Tempo, com Willem Defoe e Michel Picolli, será um dos destaques da programação. Uma das convidadas especiais da Mostra será a diva do cinema francês Fanny Ardant, que apresentará seu primeiro filme como realizadora, Cinzas e Sangue. Dentro da programação de filmes, o público poderá rever alguns clássicos estrelados por Ardant, como A Mulher do Lado, Crimes de Autor, De repente, num Domingo e O Jantar.

A 33ª Mostra terá ainda a revisão da obra do diretor e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, que trabalhou com diretores como Pier Paolo Pasolini e Alain Resnais, com uma retrospectiva de 13 de seus filmes como diretor e produtor.

O cinema sueco terá uma mostra especial, com filmes que representam várias épocas dessa cinematografia. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de Hasse Ekman, diretor contemporâneo de Ingmar Bergman, muito citado em publicações sobre cinema em todo o mundo como um dos grandes de seu tempo. O diretor indicado ao Oscar® Jan Troell, cujo filme Il Capitano ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim/1991, também terá filmes dentro do programa.

A arte do pôster do festival tem a assinatura de Otávio e Gustavo Pandolfo, dupla de grafiteiros conhecida internacionalmente como Os Gêmeos. Expoentes da street art, os irmãos ficaram famosos ao pintarem espaços públicos e serem convidados a mostrarem sua arte no museu Tate Modern de Londres. O grafite e as pichações são temas de filmes exibidos na Mostra esse ano, como o polêmico alemão Arte Inconsequência, de Robert Kaltenhaeuser, e o brasileiro Pixo, de João Wainer e Roberto T. Oliveira.

Conforme matérias publicadas no: Jornal Folha de SP e Estado de SP, de 23/10/2009.
Mostra de Cinema - www.mostra.org
http://www.estadao.com.br/mostradecinema2009/

Nenhum comentário:

Postar um comentário