sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade Religiosa

Salvador é a sede do lançamento da I Caminhada Nacional pela Vida e Liberdade Religiosa, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro.


A caminhada acontece desde 2005, mas desta vez ganhou uma dimensão nacional, com a participação de 17 estados brasileiros, com seus representantes das religiões de matriz africana. Este evento está sendo organizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), com apoio da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), a Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e outras instituições.


Um dos temas, dentre os que serão debatidos neste período preparatório, é a campanha Quem é de Axé diz que é ! , que pretende estimular a afirmação como religiosos de matrizes africanas nas perguntas do Censo 2010. Os números da profissão religiosa com estas características costumam ficar subdimensionados, pois o histórico de repressão ainda faz com que muitos religiosos de candomblé e umbanda não declarem sua real opção religiosa.


Fonte: Coletivo de Entidades Negras

http://cenbrasil.blogspot.com

Informações: (71) 8868-4598 / (71) 9933-4033

3 comentários:

  1. Olá, Luiz, estou divulgado seu texto para o curso de Ciências da Religião, onde leciono, na UERN.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Araceli: fico agradecido. Acho uma ótima idéia, assim podemos divulgar e oportunizar uma discussão, principalmente sobre os prenconceitos, estigmas e a intolerância religiosa. Abraço, Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Luiz Assunção, postei a chamada para a Caminhada Nacional no meu blog: asintese.blogspost.com.
    Fico imensamente feliz em colocar algo tão relevante para a nossa banda no meu blog.
    Obrigada pela oportunidade!!!
    Que Zambe e todos os Orixás o acobertem sempre.

    Obaositala

    ResponderExcluir