domingo, 18 de outubro de 2009

Mãe Stella, Odé Kayode, o Caçador traz alegria – 70 anos de iniciação

Maria Stella de Azevedo Santos, Odé Kayode.


Conheci Stella quase menina. Não tinha mais de quinze anos e em seu andar já se podia ver o porte altivo das filhas-de-Oxóssi. Sua família não pertencia ao Axé. Com exceção de uma tia, chamada Arcanja de Xangô, que era a sobaloju da casa. Quis o destino que ela fosse feita em São Gonçalo, no ano de 1939. Nessa época, minha irmã Senhora contava ainda com a inestimável colaboração de tia Bada, ebomi antiga, filha de africanos e grande amiga de minha mãe Aninha. Sua participação na iniciação de Stella reforça os vínculos da nova iaô com os ancestrais da casa e com o passado africano. Como não podia deixar de ser, seu primeiro posto foi de kolabá, na casa de Xangô.


Inteligente, fiel, Stella acompanhava regularmente as obrigações do odum e se esmerava em aprender os ofícios e os segredos da seita. Ainda jovem, fez-se enfermeira, indo trabalhar na Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia. Durante muitos anos, até aposentar-se, conseguiu sempre harmonizar seu trabalho com as suas responsabilidades no Axé. Sempre junto a Senhora, foi aprendendo os fundamentos da casa e da religião. Minha irmã faleceu em 22 de janeiro de 1967. Talvez soubesse, como sabemos hoje, que depois de quase trinta anos, deixava na casa uma filha preparada para o destino que a aguardava. Mas ainda era cedo para tamanha responsabilidade. Durante os anos seguintes, a casa ficou aos cuidados de Mãezinha, Ondina Pimentel, que, já doente, veio a falecer em 19 de março de 1975. Um ano depois de sua morte, cumprida as obrigações fúnebres, foi feito o jogo para indicação da nova ialorixá, e Stella foi a escolhida.


Agenor Miranda Rocha, aluô.


Trecho da apresentação feita para o livro Faraimará – o Caçador traz alegria. Mãe Stella, 60 anos de iniciação. Organizadores: Cléo Martins e Raul Lody. Rio de Janeiro: Pallas, 2000.

Um comentário:

  1. Eu Sou a SCHODER Meu Sonho e Te Conher MAE STELLA!!! NOSSO PAI ORUMILA TE DE VIDA LONGA COM MUITA SAUDE ,PAZ,ALEGIA FELICIDADES PROSPERIDADES,NOSSO PAI OXOSSI TE CUBRA DE BENCAS E TODOS ORIXAS !!! DEUS E ELES VAO ME DAR ESTA FELICIDADE QUE E DE TE ENCONTRAR PESSOALMETE!!! E SER A SUA FILHA ,DO SEU TERERO!!E DE MEU PAI OXOSSI ME DAR ESTA BENCA!!!EU,TE PESSO SUA BENCA!!!E MUITA HORRA ;ORGULHO!!MUITA EMOCAO ESCREVR AQUI PARA A SENHORA !!POR FAVOR ME ESPERE EU CHEGAREI AI EM NOME DE DEUS E DE TODOS ORIXAS !!!UM FORTE ABRACO!!!PARA A SENHORA E PARA O LUIZ ASSUNCAO!POR ESTA OPORTUNIDA!!!

    ResponderExcluir