segunda-feira, 23 de novembro de 2009

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É

BABÁ KAROL


Jafason Francisco Eugênio – Babá Karol, nasceu em 1927 na cidade de Currais Novos/RN, mas foi registrado como filho de Fortaleza/CE. Ainda bem jovem foi morar nesta cidade. Desde então foram várias mudanças: Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal. No Rio, freqüentou o terreiro de Joãozinho da Goméia. Em Salvador, o Gantois; e em Olinda a casa do babalorixá Nestor Ferreira.


A mediunidade foi descoberta quando adoeceu e após tratamento médico procurou freqüentar terreiros. Um sonho no qual falava com mestre Zé Pelintra foi decisivo para sua entrada na religião.


No Recife, na casa de Elisabete Ferreira, faz iniciação no santo com Júlio Gomes. Na jurema foi consagrado e assentou o mestre Urubatã. Seu feitio na jurema foi concluído em Alhandra/PB, na casa de Vicência e Angelina, filha de Joana Pé de Chita, na linhagem de Maria do Acais.


Em Natal, freqüentou os terreiros de Joaquim Cardoso, Chico Aleijado, Inês, Agenor Barroca. Abre terreiro em Natal, pela primeira vez, em 1942 e inicia toque em 1965 em sua própria casa, denominada Terreiro de Oxum – Oxum Abo Omin Omi Dewá, no bairro de Nazaré. Em sua trajetória Babá Karol consagrou vários discípulos, entre eles: Rivaldo, Jeová, Finha, Natércia.


Atualmente por problemas de saúde encontra-se afastado de suas atividades religiosas.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Mestre Karol e abençoada seja toda sua trajetória pela Jurema Sagrada.
    Sua Benção Senhor

    ResponderExcluir
  2. BABA KAROL UM OD MELHORES ZELADORES DE SANTO DO RN MEU PAI DE SANGUE CONHEÇEU O BABA KAROL POIS ELE FALA MUITO BEM DO MESMO E FOCOL MUITO TRISTE QUANDO EU FALEI PARA ELE QUE OXALA CHAMOU KAROL PARA O CEU ELE ERA UMA GRANDE FIGURA DIZ MEU PAI ABRAÇOS A TODOS DO BLOG

    ResponderExcluir