quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

I Encontro de Cocos do Nordeste

I Encontro de Cocos do Nordeste será realizado em João Pessoa/PB, no período de 10 a 13 de dezembro. O evento reunirá mestres, cantadores, tocadores e dançadores de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, além de grupos convidados do Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas.


Haverá palestras, debates, exposição de fotos, exibição de vídeos e apresentação pública dos grupos. Poderemos ouvir os mestres contando suas experiências. Nas manhãs e tardes de quinta, dia 10/12, a sábado, 12/12, o evento ocorrerá no Hotel Ouro Branco (Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 431, Tambaú). Nas noites de quinta a sábado, a partir das 20h00 e no domingo, a partir da 16h00, grupos Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, do Ceará e do Rio Grande do Norte se apresentarão no Busto de Tamandaré e Praça Antenor Navarro.


Teremos grupos que não usam qualquer instrumento, fazendo a percussão com os pés, ou que acrescentam ao som dos pés apenas um ganzá. Também virá o Coco de Queimadas (PB), criado por um pernambucano que migrou para aquela cidade, com uma coreografia única, o “margui”, semelhante ao mergulhão do cavalo-marinho pernambucano, além do coco de Zambê de Tibau do Sul (RN) e de muitos outros grupos com suas coreografias, seus ritmos e repertórios variados. As apresentações permitirão conhecer parte da riqueza e diversidade desta brincadeira.

Um comentário:

  1. Prof. Luiz
    Por favor, onde posso saber mais sobre este Encontro? Há algum link para ser acessado ou site? Gostaria de ter acesso ao material.
    Obrigada
    Fátima Bonito

    ResponderExcluir