segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É (Who is AxÉ, says it is. Qui est AxÉ, affirme qu'il est)

Marcone Correa Lins


Pai Marcone como é conhecido Marcone Correa Lins nasceu em Recife/PE no ano de 1965. Foi criado seguindo a orientação religiosa do catolicismo e do xangô pernambucano, praticados por seus familiares. Mas especificamente o caminho pela religião afro-brasileira o acompanha desde o nascimento. Durante a gravidez, sua mãe procurou um pai-de-santo que em consulta feita aos búzios respondeu que aquele filho que ela estava esperando era um predestinado para a religião. Aos sete anos de idade Pai Marcone recebeu Oxalá e aos catorze fez sua feitura no santo (Oxalá) com Pai Eudes do Pina (Recife/PE).


Assumindo sua vida religiosa, Pai Marcone vai para a cidade de Cachoeira de São Félix, na Bahia, assumindo a casa de dona Maria Nazaré da Silva. Em 1989 volta para o Recife, passando a freqüentar a casa de seu Merceval, em Jaboatão, onde permaneceu por seis anos. Em 1995 resolve vir para Natal e abre seu barracão – Ilê Axé Iaominlaiô Ogumxá – no Loteamento José Sarney. Nesse período, com a morte do seu pai, tirou a mão de morto com Moisés e freqüentou as casas de Cícera Valentim, Lindaura do Santarém, Rivaldo, Carol e Jeová. Recentemente fez obrigação de vinte e hum anos no santo sob a responsabilidade de Moisés.


Sua casa segue o candomblé de Angola e também cultua a Jurema. A jurema foi aprendida inicialmente com sua avó Joaquina, na linhagem de Joana Pé de Chita de Alhandra. Depois fez consagração com José Lotério da Mostardinha.


Babá Marcone

Ilê Axé Iaominlaiô Ogumxá

Loteamento José Sarney – Natal/RN



Um comentário: