domingo, 28 de fevereiro de 2010

Evento reúne representantes das comunidades quilombolas do RN (Event brings together community representatives from the RN)

Encerra-se neste domingo, dia 28/02, em Natal, o III Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do RN, promoção da Coordenação Estadual de Quilombos do RN, com apoio da COEPPIR/Governo do Estado e outras instituições.


O evento reúne representantes de 19 comunidades do estado do RN e tem por objetivo discutir temas e questões pertinentes a temática quilombola, tais como: desenvolvimento sustentável, movimento negro, estatuto da igualdade racial, ações afirmativas, regularização fundiária de terras quilombolas, etc. Outro ponto importante do encontro é a elaboração de uma agenda de trabalho para ser desenvolvida durante este semestre.


Um dos temas mais discutidos foi aquele que se refere ao processo de titulação das terras de comunidades quilombolas. Atualmente encontra-se aberto no INCRA/RN seis processos correspondentes as comunidades de: Jatobá, Sibaúma, Acauã, Capoeiras, Boa Vista e Macambira. O primeiro processo foi aberto em 2004 e desde então vem lentamente percorrendo um caminho burocrático entre diversos setores da instituição.


Outro ponto que chamou atenção dos participantes foi o relato da experiência de um projeto voltado para a dinamização produtiva da casa de farinha da comunidade de Capoeiras, no município de Macaíba.


O evento contou ainda com a realização de atividades recreativas e apresentações artísticas organizadas pelas próprias comunidades.

2 comentários:

  1. olá adorei o seu blog...tem muita coisa interessante....joão paulo de são paulo do potengi...e-mail joaopaulojep@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. joao paulo da sil são paulo do potengi rn

    meu blo www.joaopaulospp.blogspot.com

    ResponderExcluir