quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MinC divulga lista de selecionados no Prêmio Culturas Populares 2009

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a lista dos selecionados no Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009. O Prêmio, que tem investimentos de cerca de R$ 2 milhões do MinC, contemplará, nesta edição, 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais.

O Prêmio Culturas Populares 2009 teve 2.308 inscrições habilitadas de todas as regiões do país. Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais.

Os premiados foram escolhidos por uma Comissão de Seleção, composta por 32 membros e formada por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC, que esteve reunida entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Brasília. A Comissão avaliou, individualmente, todas as propostas apresentadas pelos candidatos habilitados no concurso, utilizando critérios de pontuação e avaliação de quesitos de acordo com cada categoria. Cada proposta foi avaliada por, no mínimo, dois membros da Comissão.

PREMIADOS DO RN:

Categoria Mestres:

José Marciano Gomes, seu Marciano. Mestre do Boi de Reis de São Miguel do Gostoso/RN

Categoria Grupos:

Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó/RN

Pastoril Estrela do Mar – Bairro de Felipe Camarão – Natal/RN

Entre os premiados da região nordeste estão: Mestre Zé Di Vina (PE), Irmandade dos Rosários de Pombal (PB), Associação dos Bacamarteiros de Bonito (PE), Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (PE), Cavalo Marinho Estrela Brilhante (PE), Maracatu Nação Elefante (PE), Grupo Folclórico Cacumbi de Laranjeiras (SE), Irmandade Santa Bárbara Virgem – Nagô, de Laranjeiras (SE).

Fonte: Comunicação SID/MinC - www.cultura.gov.br/sid

Nenhum comentário:

Postar um comentário