sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nota de repúdio às notícias veiculadas pelas Revistas Veja e Isto É sobre a Ayahuasca

Recentemente a Revista Veja (ed. 2150, 3/02/2010) e a Revista Isto É (ed. 2100, 5/02/2010) publicaram matérias que visam promover retrocessos nas importantes conquistas duramente obtidas por uma minoria religiosa em nosso país.

Frente a esse processo de desqualificação das religiões ayahuasqueiras brasileiras que tem se dado através da veiculação de matérias obscurantistas e indutoras de juízos equivocados e preconceituosos, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – NEIP manifesta em nota seu repúdio e reafirma pontos fundamentais que norteiam sua análise e compromisso com a prática religiosa.

Entre os pontos listados destacam-se:

- O direito à liberdade religiosa e ao pluralismo religioso previstos na Constituição Federal do Brasil;

- o combater a estigmatização das minorias religiosas;

- O processo de regulamentação do uso da ayahuasca no Brasil é produto de um diálogo de mais de 25 anos entre governo, religiosos e estudiosos. A Resolução N. 1 do CONAD (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), de 25 de janeiro de 2010, reflete este processo;

- O consumo de substâncias psicoativas faz parte da história humana. Devemos abandonar o modelo de debate público que se reduz a demonizá-lo;

- O debate sobre o importante tema das religiões ayahuasqueiras deve ser ético, respeitar os princípios constitucionais, considerar o conhecimento já acumulado e não substituir a tolerância dialógica por preconceitos, acusações, estigmas e sensacionalismo.

Quem quiser manifestar seu apoio, deve entrar em: http://carosamigos.terra.com.br, no ícone "Santo Daime" à esquerda, e anexar nos comentários o seguinte: “Apoio a Nota de repúdio às notícias veiculadas pelas Revistas Veja e Isto É sobre a Ayahuasca publicada no site do NEIP. Nome e profissão.”

A nota com todos os seus pontos podem ser acessados no site: www.neip.info

Referência: Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), 2010. Nota de repúdio às notícias veiculadas pelas Revistas Veja e Isto É sobre a Ayahuasca. Disponível em:

http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=542


3 comentários:

  1. como dirigente de centro "alternativo", participei desse repúdio.
    escolhi esta nota para elogiar o blog, pois a atual, de Glauco, achei deprimente para postar um elogio.
    Sim, o blog é muito interessante, cheio de espiritualidade e fotos lindas...

    ResponderExcluir
  2. infelizmente o link do cd nao funciona mais...

    ResponderExcluir
  3. Olá Giancarlo. Agora é que vi seu comentário. Concordo com vc: notícia muito triste a do Glauco... sem comentários.
    Mas agradeço suas carinhosas palavras. O blog tenta mostrar nosso compromisso com os grupos (e pessoas) com os quais trabalhamos e temos vínculos afetivos.
    Vou verificar o link do CD. Valeu mesmo.
    Grande abraço,
    Luiz Assunção

    ResponderExcluir