sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É (Who is AxÉ, says it is. Qui est AxÉ, affirme qu'il est)

José Clementino

José Clementino nasceu em 1930, na localidade de Espírito Santo, distrito de Goianinha/RN. Filho de Joaquim Clementino e Rita Correia. Aos 16 anos de idade muda-se para Natal, em busca de melhores condições de vida e vai residir na casa de familiares, no bairro das Rocas, onde continua vivendo.

Trabalhou inicialmente no comércio de alimentos, depois numa tipografia, voltando para o comércio, uma espécie de clube – o Carneirinho de Ouro, no qual permanece por longo tempo e conquista muitas amizades de pessoas “da sociedade”, como gosta de ressaltar, e com as quais vai contar apoio, principalmente nos períodos mais repressivos.

Em uma determinada fase de sua vida, estando muito doente e embora fosse de uma família católica, é levado por parentes ao centro de João Cícero, em busca de uma cura. O centro em referência é o Centro Espírita de Umbanda Redentor Aritã, de João Cícero Herculano, no bairro das Rocas, considerado pelos historiadores como o primeiro terreiro autorizado pela polícia em Natal, em 1944.

Curado, permaneceu no centro por alguns anos. No início dos anos de 1960 faz sua iniciação na linha nagô, com o orixá Oxalá. Na Jurema, faz obrigação para o mestre seu Zé Pelintra.

Sua casa é aberta em 1962. Antes, porém, em uma situação de incorporação com a entidade espiritual Pai Joaquim, este manda um recado para que ele fundasse seu próprio centro. Passa, então, a realizar as sessões e atender a clientela em sua própria residência. A Cabana Umbandista Pai Joaquim de Angola é registrada em 1965.

José Clementino foi presidente por três gestões da Federação Espírita de Umbanda do RN.

José Clementino

Cabana Umbandista Pai Joaquim de Angola

Bairro das Rocas – Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário