segunda-feira, 15 de março de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É (Who is AxÉ, says it is. Qui est AxÉ, affirme qu'il est)

Melquisedec Costa da Rocha

Babá Melque, Melque de Xangô, nasceu na cidade de Jardim de Angicos/RN, no ano de 1954. Com a idade de 16 anos começou a freqüentar o Centro de dona Anunciação, em João Câmara/RN, onde permaneceu por dois anos e fez sua iniciação na Umbanda e na Jurema. Melque gosta de ressaltar que conheceu a jurema desde cedo, pois seu pai era um mestre de jurema.

Nos anos de 1970 começou a atender para consulta em sua própria residência e em 1978 oficializou a abertura do seu Centro – a Tenda Espírita de Umbanda, sendo posteriormente denominada de Ilé Àse Dajó Obá Ogodó.

Em 1994 começa seu processo de iniciação no candomblé, na linha keto, sob a responsabilidade de Babá Marcelo de Omulu e Boni de Xangô.

Babá Melque vem anualmente organizando a realização dos Encontros de Religiões Afro-brasileiras na cidade de Areia Branca/RN.

Melquesedec Costa da Rocha
Ilé Àse Dajó Obá Ogodó
Conjunto Panorama, bairro de Potengi – Natal/RN

Um comentário:

  1. Como está você irmão, há muito não nos falamos. Sou Ricardo de São Paulo que fui a ser consagrado com pai Carol e Kleber, lembra? A fazer pesquisa sobre a Jurema e gravar os cantos. Quando podemos nos falar, gostaria muito de continuar minha pesquisa e coletar mais cantos.

    ResponderExcluir