sábado, 27 de março de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É (Who is AxÉ, says it is. Qui est AxÉ, affirme qu'il est)

Olívia Muniz do Nascimento


Olívia Muniz do Nascimento nasceu no município de Touros/RN no ano de 1918. De família católica, justifica sua espiritualidade ao fato de estar com o cordão umbilical em volta do pescoço, conforme constatou à parteira (sua avó) na hora do nascimento, sentenciando que ela seria médium. Este fato nunca foi esquecido, uma vez que sua avó estava sempre relembrando. Aos nove anos de idade a sentença é reforçada ao encontrar uma cartomante que ao olhar para ela afirmou sua mediunidade. Aos treze anos, problemas de saúde não resolvido pela medicina oficial a levou ao terreiro de seu Moreira, na cidade de Natal.


No terreiro de seu Moreira fez sua iniciação. No orixá a feitura foi para Yansã e na Jurema foi consagrada com obrigações para a mestra Luanda.


Além do terreiro de seu Moreira, participou por longo período da casa de João Miranda. Em 1963 abriu sua própria casa – o Centro Espírita Mãe Yansã, no bairro de Mãe Luiza.


Aos 92 anos de idade, cega e com problemas de saúde, aos poucos foi deixando de conduzir as ações religiosas do seu centro, apenas mantendo seu espaço físico.


Mãe Olívia Muniz

Centro Espírita Mãe Yansã

Mãe Luiza – Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário