sábado, 10 de abril de 2010

Audiência Pública

A Audiência Pública, proposta pela vereadora Sargento Regina, realizada nesta sexta-feira, 09/04, no auditório da Fundação Capitania das Artes, reuniu Babalorixás, Ialorixás e demais interessados para discutir e debater os direitos e deveres dos seguidores das religiões de matriz afro e indígena e os principais problemas que envolvem suas atividades.

O encontro procurou discutir soluções para as situações de intolerância por que passam os seguidores das religiões de matriz afro e indígena, que constantemente são vítimas de preconceitos e de discriminações.

Participaram do debate, os Vereadores Sargento Regina, Hermano Morais e Júlia Arruda, a Presidente da FEUC/RN, Nira Cabral, os representantes da Rede de Terreiro e Saúde, Ya Lúcia de Oliveira, da Paraíba e José Marmo, do Rio de Janeiro, o coordenador de comunidades de terreiros da SEMTAS/Prefeitura Municipal de Natal, Pai Claudinho Macário e representantes de diversas comunidades de terreiros da cidade de Natal.

Em sua fala a vereadora propositora da audiência informou que uma de suas metas é fazer com que os barracões existentes na cidade sejam reconhecidos como de utilidade pública para que consigam recursos junto aos poderes públicos para desenvolverem projetos sociais e assim atender a sua comunidade.

Entre as propostas de encaminhamentos foi destacada a importância de se criar políticas públicas, campanhas educativas, material informativo, realizar oficinas e palestras que esclareçam e atinjam as diversas áreas da sociedade sobre a questão do racismo e da intolerância sofrida pelas religiões de matriz afro e indígena.

A solenidade foi encerrada com o lançamento do vídeo sobre a religião de matriz africana e ameríndia em Natal, produção da TV Câmara – Prefeitura de Natal e a entrega de diplomas a antigos pais e mães de santo de Natal, pelo reconhecimento aos serviços prestados à comunidade.

Os homenageados foram:

- Isaurina Moreira da Rocha
- Babá Karol
- Geraldo Guedes
- Maria José de Souza

3 comentários:

  1. cadê as fotos e video deste evento e como vc conheceu as casa de santos e atraves de quem?

    ResponderExcluir
  2. cade os video de documentarioas

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo: o vídeo pertence a TV Câmara e deverá ser exibido nesse canal. Quanto as fotos estão logo aí embaixo. Luiz Assunção.

    ResponderExcluir