quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nordeste, litoral e especulação imobiliária

Tendo a cidade como pano de fundo, o documentário Uma semana em Parajuru fala do loteamento de praias e reservas ecológicas para construção de empreendimentos imobiliários estrangeiros, prática comum no norte e nordeste brasileiro.


O documentário realizado por José Huerta e produzido pelo canal Imagens Plus RFO (televisão pública francesa), tem como cenário a vila de pescadores de Parajuru, no litoral do Ceará. A vila vive um momento delicado, tentando descobrir como progredir e conseguir melhorias sem perder a sua própria cultura. Esse fio conduz o diretor ao encontro da especulação imobiliária e exploração da força de trabalho.


Embora seja um filme importante, sua repercussão no Brasil foi muito pouca. Além disso, oito processos foram impetrados contra o diretor do documentário, com a acusação de que o filme teria um propósito difamatório. Para o diretor os processos são uma forma de fazer pressão para impedir a difusão do filme. Uma campanha vem sendo feito na França e no Brasil visando sua divulgação.


O site da campanha é:

http://www.vagalume.fr/campagneparajuru/Accueil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário