quinta-feira, 29 de abril de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É

Tercília Souto de Almeida


Tercília Souto de Almeida, 71 anos de idade, nasceu na cidade de Macau, estado do RN. Vinda de uma família cristã – a mãe era católica e o pai evangélico, sempre viveu muito próxima dos ensinamentos religiosos, informando que na sua fase juvenil foi muito envolvida com a Assembléia de Deus, provavelmente por influência paterna. Na fase adulta, já casada e diante de problemas de saúde com seu marido, resolve procurar um centro espírita para tratamento. Em uma das sessões em que acompanhava seu cônjuge, recebe uma preta-velha e a partir deste acontecimento resolve dar início a seu processo de aprendizagem na prática espírita kardecista. Passa a freqüentar o Centro Padre Cícero, de Cícero Emerenciano, no bairro de Nazaré, em Natal.


Anos depois passa a freqüentar a casa de Antônio Lourenço de Assis, na Av. 12, também na cidade de Natal, onde faz as obrigações na Umbanda, para Iansã e Ogum. Na Jurema faz assentamento para Zé Pelintra e Caboclo Rompe Mata.


Permanece trabalhando com Antônio Lourenço por um período de cinco anos, quando resolve, em 1976, abrir seu próprio espaço religioso, em sua residência, no bairro das Quintas e posteriormente em um local independente, no Loteamento José Sarney, onde realiza seus rituais semanais – a gira e a mesa, e atende sua comunidade religiosa.


Tercília Souto de Almeida

Centro Espírita de Umbanda Ogum Rompe Mata

Loteamento José Sarney – Lagoa Azul

Natal/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário