sábado, 24 de abril de 2010

A Umbanda na cidade de Limoeiro do Norte, Ceará

Os trabalhos de amor e outras mandingas. A experiência mágico-religiosa em terreiros de Umbanda.


A pesquisa aborda a experiência mágico-religiosa vivenciada por indivíduos em busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os trabalhos de cura são os ritos mágico-religiosos pelos quais essa busca se manifesta. O conceito de experiência entendida como a significância do significado, foi o principal norteador das reflexões aqui contidas. As pessoas que recorrem aos trabalhos umbandistas para resolver suas aflições cotidianas vivenciam uma rica experiência mágico-religiosa onde se entrecruzam inúmeras dimensões. Dentre estas, o autor dedica-se a olhar a performance, o saber-fazer e a subjetividade. Cada uma delas deu margem para tratar de uma gama de outros temas, tais como a corporeidade, a gestualidade, a vocalidade, o conhecimento do mundo, a ciência, o segredo, as emoções e a moral. A pesquisa etnográfica aconteceu principalmente nos terreiros de dona Luiza, Pai Gledson, Pai Salviano e dona Terezinha, todos situados na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará.


Apresentação e defesa da dissertação de mestrado do aluno Kelson Gérison Oliveira Chaves – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.


Dia: 26/04/2010 – 08:30 h

Local: UFRN – Auditório A do CCHLA (Azulão) – Natal/RN


Banca Examinadora:

Prof. Luiz Assunção – UFRN – Orientador

Profª. Patrícia Birman – UERJ

Profª Eliane Tânia de Freitas – UFRN

2 comentários:

  1. Mestre,

    Trabalhos como esse entram no campo do fundamental. Parabéns ao Kelson pela interessante abordagem!

    p.s: a banca examinadora é excepcional!

    ResponderExcluir
  2. Alan, só tenho de agradecer suas palavras, e concordar que a banca examinadora, juntamente com o orientador, é excepcional.

    ResponderExcluir