sábado, 8 de maio de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É (Who is AxÉ, says it is. Qui est AxÉ, affirme qu'il est)


Severino Willian Freitas


Pai Freitas ou simplesmente Freitas como é conhecido, nasceu em Natal, no ano de 1975. Filho de pais católicos, ainda criança começou a vivenciar sua mediunidade, principalmente no dia em que recebeu o mestre Benedito Fumaça e este sentenciou que ele teria que desenvolver. Tinha 11 anos de idade e sua mãe o levou ao terreiro de Pai Rivaldo, sendo iniciado no orixá, fazendo o santo para Iansã com Oxum. Ainda com Pai Rivaldo fez assentamento na Jurema para o mestre Benedito Fumaça, tendo como padrinho Babá Karol. No ano seguinte, fez a renovação e consagração na Jurema com Babá Karol, que continuou seu processo de renovação até os 21 anos de Jurema.


Com a morte de Pai Rivaldo, a mão de morto foi retirada pelo Babá Cristianizio de Obaluaê, Babá Kutu, de Feira de Santana-BA, concedendo-lhe o cargo de babalorixá. Anos depois fez a renovação dos 14 anos com Babá Boni de Xangô, atual guardião do seu orixá.


Em 1990, aos 15 anos de idade, já atendendo a quem o procurava buscando solução para seus diversos problemas resolve abrir seu terreiro, que passa a funcionar em sua própria residência. Continua cultuando seus orixás e trabalhando com o mestre Benedito Fumaça, Caboclo Tamandaré e a mestra Paulina, que é considerada a guardiã da casa.


Embora muito jovem Pai Freitas, foi responsável pela consagração de vários juremeiros da cidade, entre os quais: Gilmar, Aurino, Aluisio de Pirangi, Claudinho, Cleone Guedes.


Pai Freitas

Terreiro de Jurema Mestre Benedito Fumaça

Cidade da Esperança – Natal/RN

2 comentários:

  1. Gostaria de saber em quanto tempo leva, pra um trabalho com juizo de boi (separação) ser resolvido? E o de amarração com maçãs e outro com mammão, dura quanto tempo também? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. isso vai depende por quem o trabalho for feito e se quem fizer vai ser bem feito e em questão ao tempo quanto mais firmeza e fé o resultado mais repentino, como falei dependendo de quem o fizer.

    ResponderExcluir