segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É (Who is AxÉ, says it is. Qui est AxÉ, affirme qu'il est)


João Belmiro Bento


João Belmiro Bento, Joãozinho de Iemanjá, 81 anos de idade, nasceu na cidade de Montanhas-RN. De família católica, quando criança participava das celebrações na igreja, chegando a freqüentar o seminário. Mas foi quando morava em Recife, na primeira vez que foi a um terreiro de xangô, quando cantaram para Iemanjá, ele incorporou a rainha do mar. Desde então passou a se dedicar a religião.


Ainda no Recife, fez seu processo de iniciação na linha nagô, com Heleno da Mostardinha, também conhecido por Nino de Pernambuco. Em Natal freqüentou as casas de dona Didi, Mãe Albina, Tenente Andrade e Zé Dantas.


Nos anos de 1950 abre sua casa – o Palácio de Iemanjá, onde permanece fazendo suas obrigações, rituais e atendendo a comunidade até anos recente, quando problemas de saúde o impede de continuar com as atividades religiosas.


Joãozinho de Iemanjá

Palácio de Iemanjá

Quintas – Natal/RN

5 comentários:

  1. Saúde ao nosso irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. Professor, abri um tópico na comunidade do orkut, mas talvez ñ seja o local mais apropriado, pois sei que o seu tempo é precioso e nao é tão fácil conciliar as 24h do dia as inúmeras atividades que o senhor tem pra fazer.
    Sou-lhe muito grato pelo seu trabalho e quero conhecer um pouco.
    Como adquirir alguns dos seus títulos publicados? como fica a questão da remessa, do valor dos livros? estão todos disponíveis?
    No momento, desperta o meu interesse "Os negros do riacho" e "No reino dos mestres".

    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Vinicius, embora o tempo realmente seja muito curto, gostaria de visitar a comunidade no orkut. Como fazer? Aproveito para pedir seu e-mail para eu poder entrar em contato. Abraço. Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Para visitar a comunidade no orkut copie e cole no navegador esse link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98065934
    O tópico que abri era com perguntas a respeito de Maria do Acaes. Eu apaguei as perguntas. Mas ao visitar a comunidade o senhor verá que já coleciona um bom número de admiradores.
    Então, meu e-mail é vinicius.letras@gmail.com

    Se o senhor tiver algo que conte um pouco das lendas correntes acerca de Mª Acaes, tb tenho interesse em adquirir.
    Aguardo contato.

    Grato e outro abraço, professor.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria informar a todos que conheceram meu querido pai que no dia 26/07/2013 as 14:40 da tarde (ultima sexta-feira)faleceu o senhor João Delmiro Bento em casa ao lado de minha irmã. O mesmo estava com 84 anos de idade e há seis anos enfrentava sequelas de duas AVC's (Acidente Vasculhar Cerebral), o mesmo já não mais pertencia a fé do candomblé pois, havia se convertido ao evangelho há 7 anos, mas, em respeito a sua trajetória de vários anos na religião afro-brasileira e a todos o quanto o conheceram segue esta triste notícia. O velório e enterro ocorrem de sábado para domingo na funerária Menino Jesus (São Francisco)e o mesmo foi enterrado no cemitério 2 do bom pastor junto aos restos mortais de minha vó Raimunda Delmiro (sua mãe) e outros familiárias que ali se encontram. Desde já agradeço a todos o respeito e consideração e pelo artigo lembrando este grande homem.

    ResponderExcluir