sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Elizeu Ventania. O rei das canções

Elizeu Elias da Silva, o Elizeu Ventania, nasceu em 20 de julho de 1924 no Sítio Jacu, município de Martins/RN. Desde criança se identificou com a música e aos 18 anos percebendo sua vocação e influenciado por outros violeiros, decidiu viver da cantoria.

Aos 18 anos seguiu para Fortaleza onde, com a convivência com outros violeiros se aprimorou na arte da cantoria e iniciou sua trajetória artística.

Junto com João Liberalino, com quem formou uma das mais famosas duplas de toda a região, comandou por mais de vinte anos o programa de rádio
“Rimas e violeiros”. Viajou por todo o país, fazendo cantorias. Gravou três LPs: Canções de Amor (1971), O Nascimento de Jesus (1972) e Chorando ao Pé da Cruz (1979).

Aos 60 anos ficou cego vitimado pela catarata irremediável diante da falta de condições de pagar um caro tratamento.

Nos seus últimos anos de vida, Elizeu era figura urbana, conhecido por sua banca ao lado do mercado público central, em Mossoró, onde cantava as músicas e vendia fitas cassete com as gravações. Ele calculava ter vendido mais de 100 mil fitas cassetes.

Faleceu em 19 de outubro de 1998, aos 74 anos de idade.

Deixou mais de 200 composições inéditas e uma trajetória a ser recordada pelos cantadores de toda a região.

Fonte: Jornal de Fato (Mossoró/RN), 2008.

2 comentários:

  1. professor,
    bom dia!

    vc sabe se tem algum documentário sobre ele, se não, pode ser um tema de um, podemos realizar juntos?
    abs
    z

    ResponderExcluir
  2. Bel: existe sim um documentário feito por alunos de comunicação da UERN. Infelizmente existe pouca divulgação. Abração. Luiz.

    ResponderExcluir