quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Posse do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Na manhã desta quarta-feira, 29, no Auditório da Secretaria de Administração do Estado do RN, tomaram posse os membros que compõem o primeiro Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O Conselho está vinculado a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania/Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, trata-se de um órgão colegiado, de composição paritária, de caráter permanente, consultivo e propositivo tendo como finalidade propor, em âmbito estadual, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra, quilombola, cigana, indígena, religiosos de matriz africana, judeus, árabes e palestinos.

Além de combater o racismo, preconceito o CONSEPIR tem por missão propor alternativas para superar as desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, político e cultural, ampliando assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.

Na solenidade estavam presentes Jorge Arruda, representante do gestor de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco, Elizabeth Lima, coordenadora estadual da COEPPIR/RN, representantes de Secretarias do Governo Estadual/RN e da sociedade civil.

O Conselho está formado por representantes governamental e da sociedade civil, entre os quais:

Zacarias Anselmo – Secretaria de Educação do Estado;
Moisés Kassulupongo – Fórum da Diversidade Étnico-Racial;
Manoel Batista e Sandra Silva – Comunidades Quilombolas;
Giselma Maria do Sacramento – Fórum Juventude Negra;
Alexssandro Chagas – Fórum de Juventude de Matriz Africana;
Moema Brito – Kilombo;
Rogério de Ogum – Cenarab;
Luciene de Oyá – Fórum Entidades Negras;
Gilberto Garcia – Segmento Cigano;
Jair Campos – Fórum Religioso de Matriz Africana;
Elizabeth Lima – COEPPIR;
Luiz Assunção – UFRN;
Representante do Ministério Público Estadual;

4 comentários:

  1. Parabéns Prof. Luiz. Que o senhor possa realizar o trabalho que acredita. Tenho certeza que a Espiritualidade Maior o ajudará.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fátima, muito obrigado pelo apoio. Aproveito para desejar um feliz ano novo. Muito Axé. Abraço. Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professor por sua indicação e posse no Conselho, tenho certeza absoluta que sua atuação será muito positiva para a igualdade e liberdade de culto!

    ResponderExcluir
  4. MARIA DAS GRAÇAS CAVALCANTI16 de janeiro de 2011 22:50

    Parabéns professor, que esse seja mais um desafio a ser conquistado por esse pesquisador dedicado, visando superar os preconceitos e desigualdades raciais como membro do CONSEPIR.

    ResponderExcluir