quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ê baiana

Seguindo os rastros de Clara Nunes, mas com luz própria e compromisso com sua raiz, Mariene de Castro, cantora baiana, lança Santo de Casa, CD gravado ao vivo em fevereiro de 2009, no Teatro Castro Alves, Salvador.

Uma Saudação à Yemanjá faz a abertura, seguindo por Abre Caminho, talvez sua música mais conhecida: Diga a mãe que eu cheguei/ cheguei, tô chegada/ esperei, bem esperado/ nessa minha caminhada/ sou água de cachoeira/ ninguém pode me amarrar/ piso firme na corrente/ que caminha para o mar/ em água de se perder/ eu não me deixo levar...

O CD é dedicado a cultura popular brasileira, como afirma a cantora, com um repertório que inclui músicas do folclore, samba de roda da Bahia e músicas da umbanda e candomblé. Mas o grande homenageado é o compositor baiano Roque Ferreira, com 8 músicas gravadas e uma participação especial com sua voz cantando a Vinheta Santo de Casa para encerrar o CD.

Sobre ela Roque Ferreira escreveu: “Mariene é filha das águas douradas da Bahia. Por isso seu canto é molhado de mel e dendê e sua presença tem cheiro de flor. Sua música vem dos atabaques tocados pelos agdavis dos alabês. Ela entra no palco e uma força misteriosa entra com ela e transforma o palco num terreiro de luz, porque Mariene é a sacerdotisa do samba”.

Um momento sublime é quando canta Prece de Pescador (música de Roque Ferreira e J. Velloso):

Que luz é essa
que vem lá do mar
É a Senhora das Candeias
Mãe dos Orixás
Seu adê resplandece
na lua cheia
Glória, ê, ê, glória
Glória, Mamãe sereia
Inaê por cima do mar prateou
Por cima do mar mariô
Por cima do mar incandiou
...

Ê nijé nilé Iodô
Yemanjá ô
Acota pê lê dê
Iyá oro miô

Mariene de Castro tem uma voz bonita, presença de palco e uma ótima proposta de trabalho. Pena que não tenha o devido espaço nas mídias, como merece.

2 comentários:

  1. Lindo, essa baiana com certeza trasmite um pouco da mineira que foi Clara nunes. Mariene de Castro cativa à todos com seu canto e sua magia, vem da Bahia, cheia de axé. Em fevereiro/2013, precisamente no dia 23 será apresentado no Canal Brasil um show, um espetáculo que homenagia clara, com a Voz de Mariene, e com participações especias "Mariene de Castro - Ser de Luz"! Fica a dica. Abraços à todos. Neilton Barbosa

    ResponderExcluir