segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É


Maria Helena Varela Lima

Mãe Helena, 69 anos, nasceu no dia 21 de maio de 1941 na cidade de Ceará Mirim-RN. Na juventude, acompanhando seus pais, foi morar em São Paulo, onde viveu durante cinco anos. De lá veio para Natal e nesta cidade casou, formou família. Ainda jovem, com a idade de 14 anos, foi levada por sua mãe para um centro espírita, iniciando sua participação numa mesa kardecista. Descobriu que seu caminho seria outro, uma vez que tinha uma cabocla como guia. Assim, passou a freqüentar o terreiro de Umbanda de dona Angelina, na Cidade da Esperança (Natal).

Depois de certo tempo procurou Pai Nino, um senhor pernambucano bastante conhecido na época, que possuía uma casa de candomblé, linha nagô. Com ele desenvolveu o orixá, fez bori e lavagem de cabeça. Com o falecimento de Pai Nino, ficou na casa de Mãe Nem (Maria da Glória), fazendo obrigação e saída para Oyá.

Na Jurema foi consagrada por Babá Marcelo de Obaluaiyê para a cabocla Iara e para o mestre Manoel da Moenda (Pé de Garrafa). Há quase uma década frequenta o Ilê Ilé Ifé Axé Òbáluàiyé, casa de candomblé na linha kéto, localizada no município de Extremoz-RN e dirigida por Babá Marcelo de Obaluaiyê, responsável também por suas obrigações para Oyá.

No Ilê Ilé Ifé Axé Òbáluàiyé Mãe Helena assume o cargo de Iá Morô.

Iá Morô é o cargo de adjunta da Ialorixá, nos serviços religiosos. É quem leva para fora a água no padê de Exu. Iyá – mãe; Moró – apelativo de uma das famílias de Ministro, no palácio de Oyó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário