quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cidadão Areiabranquese

A Camara Municipal da cidade de Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) concede nesta sexta feira, dia 21, o título de Cidadão Areiabranquese ao Babaloxirá Melquesedec Costa da Rocha. Motivo de honra e alegria para a comunidade religiosa de matriz africana no estado do RN, os familiares e amigos.


Ao longo desses ultimos sete anos, Babá Melque vem atuando na regiao através de uma permanente acao com os encontros de religiao de matriz africna, informando, congregando e divulgando a religiao.

Babá Melque, Melque de Xangô, nasceu na cidade de Jardim de Angicos/RN, no ano de 1954. Com a idade de 16 anos começou a freqüentar o Centro de dona Anunciação, em João Câmara/RN, onde permaneceu por dois anos e fez sua iniciação na Umbanda e na Jurema. Melque gosta de ressaltar que conheceu a jurema desde cedo, pois seu pai era um mestre de jurema.

Nos anos de 1970 começou a atender para consulta em sua própria residência e em 1978 oficializou a abertura do seu Centro – a Tenda Espírita de Umbanda, sendo posteriormente denominada de Ilé Àse Dajó Obá Ogodó.

Em 1994 começa seu processo de iniciação no candomblé, na linha keto, sob a responsabilidade de Babá Marcelo de Omulu e Boni de Xangô.

Babá Melque vem anualmente organizando a realização dos Encontros de Religiões Afro-brasileiras na cidade de Areia Branca/RN.

Em 2010 transfere sua casa religiosa do bairro do Potengi, em Natal-RN, para o municipio de Extremoz, na Grande Natal.

No dia 15 de março de 2010, neste Blog, dediquei a coluna QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É, a Babá Melque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário