segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Leituras da obra de Paul Zumthor



Tenho passado os dias na biblioteca - coleções e livros raros, da Universidade de Montréal, mais precisamente no acervo do pensador Paul Zumthor. Estou dedicado a leitura de alguns artigos publicados por Zumthor. Em alguns, encontro idéias que posteriormente serão desenvolvidas em seus livros; em outros, ele demonstra sua teoria em reflexões, explicitando seu procedimento de análise.

O pensador Paul Zunthor nasceu na Suiça e foi professor de universidades na Holanda, França e Canadá. Dedicou-se ao estudo da história cultural da Idade Média, em especial a dimensão poética da oralidade e a relação oralidade – escritura naquele contexto, elaborando a teoria da vocalidade. Entre os vários livros que publicou, alguns estão editados no Brasil, como: A letra e a voz e Introdução a poesia oral.

Zumthor faleceu na cidade de Montréal em 1995. Após sua morte, a família cria na Universidade de Montréal, o Fonds Documentaire Paul Zumthor, onde encontra-se arquivado todo o seu acervo acadêmico.

Um comentário:

  1. Puxa Luiz, tudo de bom aí no Canadá na companhia dos livros de Zumthor. Passei o link das suas fotos da biblioteca pro pessoal daqui.

    ResponderExcluir