terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

2011 – apenas uma terra quilombola titulada

O estudo Terras Quilombolas – Balanço 2011, realizado pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP), lançado recentemente, documenta que apenas uma Terra Quilombola foi titulada pelo governo federal. A comunidade beneficiada com o título foi a Colônia São Miguel, no Mato Grosso do Sul.

O placar de terras quilombolas tituladas no Brasil alcançou 110 o que significa que apenas 6% das 3 mil comunidades quilombolas que se estima existir no país conta com o título de suas terras.

A Comissão Pró-Índio de São Paulo destaca dois temas no balanço do ano de 2011: a decisão do Incra de contratar empresas para realizar os estudos antropológicos de identificação das terras quilombolas a serem tituladas, e os obstáculos encontrados para dar eficácia aos decretos de desapropriação de propriedades incidentes em terras quilombolas.

2 comentários:

  1. Oi Luiz! Tudo bem?
    Nós, do Grupo Casarão de Poesia, gostaríamos de lhe fazer um convite:
    vamos realizar, no dia 14 de março, a 5ª edição do Dia da Poesia em Currais Novos. A temática deste ano será "Africanidades", uma tentativa de valorizar a cultura africana, dando um enfoque especial à poesia, somada à amplitude do termo.
    Você ainda está no Canadá?! Seria o máximo se vc pudesse participar, por todo o mérito do seu trabalho em nome dos que são de axé e pela oportunidade que teremos de te conhecer e interagir com vc!
    Fico no aguardo da resposta!
    Um abraço,
    Iara

    ResponderExcluir
  2. Olá Iara, muito agradecido pela lembrança e o convite. Fico contente pela possibilidade de participar e colaborar com um grupo de trabalho que tanto admiro. Precisamos conversar sobre o evento. Como vcs pensam minha contribuição, principalmente considerando ser um dia dedicado a poesia. Vamos conversar por e-mail. Um abraço para vc e toda turma. Luiz.

    ResponderExcluir