quarta-feira, 16 de maio de 2012

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É

 Erinaldo Soares da Silva


Erinaldo Soares da Silva, Babá Naldo, nasceu na cidade de Natal, em 1964. Filho de pais protestantes,  aos 9 anos de idade, a necessidade o obrigou a fazer iniciação no santo. Desde então se dedica a religião e as suas obrigações.
A feitura no santo – para Xangô, foi feita na nação nagô, com seu Luiz de Ogum Surugana, que tinha uma casa na Av. 9. Após a feitura foi participar da casa do finado Chico Brasil – o Centro de Umbanda Xangô Alafim, na Praia do Meio, onde permaneceu até os 18 anos de idade, quando recebe cargo e abre sua própria casa, o Reino dos Orixás, em 1986, também localizada na Praia do Meio.  

Na Jurema, a feitura para Mestra Paulina, Mestre Chico Pelintra e o Caboclo Ubirajara foi realizada pelo finado Junior, conhecido por Júnior Sete Covas, das Rocas.
Vinte e três anos depois de sua iniciação, faz suas renovações com o Babá Edivan Mendes de Moura, recebe Deká e abraça a folha do Omolocô, culto cuja linha ritual passa a ser adotada por sua casa.

Em 2001 muda-se para a zona norte de Natal, bairro Lagoa Azul e constrói seu barracão que passa a denominar de Palácio da Mestra Paulina. O Palácio está registrado na Federação de Umbanda e Candomblé do RN, possui licença ambiental e registro no CNPJ.
Promove trabalho assistencial para atendimento a comunidade religiosa e a população do seu entorno, como a distribuição de sopão e a realização de cursos profissionalizantes. Quinzenalmente abre os salões do seu espaço religioso para a realização de gira com toque e eventualmente faz festas, como a dos Caboclos, a festa para Mestra Paulina, Erês e para Xangô.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário