quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pontos de Jurema

Em 2009 a antropóloga paulista Rita Amaral publicou um artigo, intitulado poeticamente "A fina ciência da jurema", no qual apresenta uma leitura sobre o CD Pontos de Jurema. Recentemente encontrei este artigo na internet. Merece ser lido. Num determinado trecho escreve a autora:   

"Fruto da longa convivência de Luiz Assunção com o campo religioso afrolusobrasileiro, o registro fonográfico digital de 29 “pontos de jurema” (escolhidos pelo antropólogo entre os apontados por quatro reconhecidos Mestres de Jurema natalenses como representativos do culto e de sua diversidade melódica), tem a proposta de reverenciar a memória juremeira. Mas ultrapassa em muito este objetivo; pois a audição atenta dos pontos, seus ritmos, letras e melodias, nos abre as portas não só da cosmologia do culto, seus mistérios e crenças, mas da própria essência da cultura brasileira". 

Leiam (e escutem 3 faixas do CD) no seguinte endereço:

http://www.pontourbe.net/04/amaral-pu4.html

Um comentário:

  1. Saudações Nobre Professor ....

    Não consigo achar o CD Pontos da Jurema ... Gostaria se possível que o Senhor me mandasse via e-mail em MP3 .... Adoro a Ciência da Jurema ... Tenho Vosso livro autografado pelo Senhor no Congresso de Umbanda aqui em SP .....

    Agradeço desde já ....

    Meu E-mail: aumbhandham@yahoo.com.br ou jeanvfp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir