segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ilé Àse Dajo Obá Ogodó

Ontem foi um dia de confraternização para a comunidade do Ilé Àse Dajo Obá Ogodó, dirigido pelo sacerdote Babá Melque, situado no Distrito de Comum, município de Extremoz. Há dois anos Babá Melque transfere-se do Conjunto Panorama, em Natal, para o referido local e inicia a construção do seu novo espaço religioso.  A estrutura do barracão para o candomblé é erguida. Ampla, com salão para os rituais, quarto para os orixás, uma casa de apoio contendo sala, cozinha, banheiros. Na parte exterior ao barracão, além das árvores nativas, outras tantas foram plantadas. Os projetos para o futuro são muitos, seja continuar com as edificações (como o salão para os rituais de jurema), como o trabalho social a ser desenvolvido com a comunidade rural do entorno.


Neste domingo, entre brincadeiras e o almoço compartilhado com os presentes, aconteceu uma pausa para a posse da diretoria da Associação Cultural do Ilê, que entre contentamento apresentou a proposta de trabalho para os próximos quatro anos.


Foi com prazer que recebi o convite de Babá Melque para participar do evento. Não era o primeiro convite. Outros tantos já tinham acontecidos para participar dos rituais programados ao longo desse tempo no Ilê do Comum, mas algo sempre me impedia. Mas como diz o ditado: no dia certo as coisas acontecem. E lá estava eu, pegando a estrada de barro que sai de Extremoz para o Comum.  Estando lá e compartilhando da felicidade entre os presentes, percebi o quanto de privilégio era poder estar naquela confraternização e de poder participar da intimidade de sua família-de-santo. Revi velhos conhecidos (como a Yá Mãe Nêga) e conheci novos integrantes da comunidade. Meus agradecimentos e muito AxÉ para todos!  

Um comentário:

  1. Professor Luiz Assunção persona grata não só no Ilá Àse Dajo Oba Ogodo mas em todo o espaço religioso de matriz africana do nosso estado e desse imenso Brasil.
    O Senhor é sempre muito bem vindo em nossa comunidade, foi para nós um momento muito gratificante compartilhar com o senhor de momentos tão agradáveis e importantes para nossa comunidade.
    Um forte Abraço!

    ResponderExcluir