domingo, 25 de agosto de 2013

Os tambores tocam para as moças


Durante este período são constantes as festas para as moças, como são chamadas as entidades espirituais pombagira, em praticamente todos os terreiros da cidade. Nesses rituais a personagem feminina domina a cena, ou melhor, a festa é para ela. Faz-se vestidos especiais, rodados, cores fortes, exibidos para o público participante do ritual e do ato performático.

Ontém estive na festa das moças do Centro Espírita Caboclo Cobra Coral, casa de Eudes Araújo,  no bairro do Jardim Progresso. Eudes e dona Neide (da casa de Angola Benguê) tinham me telefonado informando e fazendo o convite para a festa. Como não conhecia o local, saí cedo de casa, por volta das 16 horas (a festa teve início por volta das 20 horas) e acabei acompanhando a arrumação final do salão. O espaço do terreiro, ainda em construção, é bastante grande e no salão tem destaque o tronco da jurema no centro do salão e a cruz do cruzeiro colocada no pegi.  

A festa foi muito concorrida, com a participação dos frequentadores do terreiro, pessoas da comunidade e alguns sacerdotes como Claudinho Pascoal, Sérgio de Iemanjá (do bairro de Salinas), Itamar e Chiquinho, do Jardim Progresso.      

 
 Pai Eudes
 
 

Pai Eudes e Babá Claudinho de Oxalá dirigindo o ritual 
  

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A festa foi muito comentada,sempre que fazem festas na casa de Pai Eudes,a casa fica lotada com as pessoas da comunidade e vários visitantes a festa esse ano foi muito programada,primeiro foi a jurema de três dicípolos em junho,agora com a festa das moças e finalizando com a renovação da jurema de maria do FARRAPO,na casa do caboclo cobra-coral....será de muito axé tenho certeza,pois quem nesta casa entra não sai com outra coisa além de muito axé e prosperidade é o que passa para seus dicípolos o "Pai Eudes de Oxum"....Que sempre Oxum traga bons filhos para o ilê axé,para que possa cada vez mais crescê-lo,e que sua doutrina de paz,cura,limpeza etc... venha a aumentar mais o caminho do candomblé. AXÉ

    ResponderExcluir
  3. Como Junior escreveu, muito Axé para a casa. Aproveito para registrar a ótima acolhida e atenção de Pai Eudes para com minha pessoa. Abraço para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado,se vc quizer professor tenho mais fotos das outras moças vestidas que o senhor ja tinha ido embora!!!!!

      Excluir