domingo, 15 de setembro de 2013

Glossário


Glossário de algumas palavras encontradas em regiões do noroeste do continente africano e que estão presentes no livro “Contos e lendas da África”, escrito por Ives Pinguilly.  

CABAÇA: fruto da cabaceira. Cortado em dois e limpando as sementes (parecidas com as da abóbora), esse fruto semi-seco serve de recipiente para o leite, o arroz e várias outras coisas.

COLA: fruto da coleira, árvore da família do cacaueiro, também chamada no Brasil de obi e orobô. Consumida por suas virtudes estimulantes, a cola (ou noz-de-cola) é um presente ritual em várias sociedades africanas.

CUPINZEIRO: como no Brasil, tem muito cupinzeiro na Árica. Dizem algumas tradições que, ao construir seus ninhos, os cupins acrescentam terra à terra.

FUFU: em vários países da África Ocidental, pirão de milho ou de mandioca, servido em bolinhos redondos.

FUTU: prato composto de bolinhos de banana, de inhame ou de mandioca. É acompanhado com diversos molhos: de grão, de amendoin, de quiabo, etc.

GRIOT: músico e poeta da África ocidental, conserva e transmite a memórial oral. A palavra, que se pronuncia griô, viria do português criado (empregado).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário