quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Louvação ao Baobá


A cidade de Mossoró – RN comemorou o dia da Consciência Negra (20 de novembro) com a Louvação ao Baobá. Criado há oito anos, tem como objetivo denunciar o preconceito as religiões afro-brasileiras e combater a intolerância religiosa. A inciativa da atriz Tony Silva contou com o apoio do Babalorixá Neto, conhecido umbandista da cidade, e, nos anos seguintes, foi recebendo a participação de outras casas religiosas, inclusive da cidade de Areia Branca-RN. Outro apoio fundamental foi do Babalorixá natalense Melquisedec da Costa (Babá Melque).   

Os primeiros anos da Louvação aconteceram em torno de um suposto Baobá que existia no centro da cidade, mas após o seu corte, o grupo resolveu não desistir do evento, tranferindo-o para a Praça do Teatro Dix-huit Rosado.  

Este ano o ritual começou com o toque de umbanda, dirigido pelo Babá Neto (Mossoró) seguido do Xirê de candomblé, com Babá Melque (Natal), Klenilson Soares e Naomã Pinheiro (ambos de Areia-Branca) e Babá Francisco (Mossoró), entre outros religiosos.


 Babá Neto (Mossoró-RN)
 

 




 Com Babá Klenilson Soares (Areia Branca-RN) e Babá Melque (Natal-RN)
 
Com Babá Naomã Pinheiro (Areia Branca-RN)

5 comentários:

  1. Boa sorte aí em sua caminhada!

    Abraço

    Araceli

    www.pedradosertao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal. Muito bonito. Parabéns!!!

    É uma pena não termos algo parecido em Natal e/ou na grande Natal, porque a maioria dos muitos médiuns preferem festas.



    ResponderExcluir
  3. Parab Prof. Luiz Assunção por sua participação nos eventos da Conscienência Negra em Mossoró.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Prezado Babá Melqui, o prazer foi todo meu poder compartilhar esse momento tão importante com o senhor e demais amigos. Muito Axé.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, belíssimas fotografias, tanto quando fotografa os rituais em perfil quanto nos cenários abertos e cheios de gente de grande estima.

    ResponderExcluir