terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2013


O ano de 2013 chega ao final e para lembrar alguns momentos importantes, destaco:

1.      Entrega da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel para Mãe Nem (Maria da Glória Silva), por sua dedicação a religião afro-brasileira e a tradição nagô na cidade de Natal. A Medalha foi concedida pelo Governo do Estado as pessoas que se destacaram no campo da cultura no Estado do RN.  

2.      Toque de Jurema realizado na UFRN durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura-CIENTEC. O ritual foi celebrado pelos juremeiros Pai Freitas e Pai Aurino, contando com a presença de outros representantes de terreiros, da comunidade religiosa e de um grande público.  

3.     Criação do site do Mapeamento dos terreiros de Natalwww.cchla.ufrn/mapeamentodosterreirosdenatal
O site está hospedado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN e apesar de não possuir recursos financeiros e das muitas dificuldades enfrentadas para sua manutenção, tem resistido e, aos poucos, vai se atualizando.  

 4.      Projeto Agô – RN sem intolerância. Utilizando recursos imagéticos, o projeto procura desenvolver uma campanha positiva do universo religioso afro-brasileiro.

5.      Lançamento dos livros “Um Barco” e “Da minha folha, frutos do intercâmbio com professores e alunos de diferentes universidades.

6.      Encontros da Base. Encontros acadêmicos promovidos pelo Grupo de Estudos sobre Culturas Populares da UFRN para refletir sobre a produção e circulação das culturas populares na sociedade contemporânea.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário