quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Novo filme de Karim Aïnouz


Não sou especialista em cinema, apenas gosto de ver filmes e estou sempre lendo referências a produção cinematográfica, como acompanho a divulgação de alguns festivais de cinema pelo mundo afora. Tudo por puro prazer. No cenário brasileiro considero o cineasta cearense Karim Aïnouz um destaque, por alguns elementos impressos em sua obra, como os temas sociais abordados em seus filmes, não os expondo de forma exótica ou folclórica, os personagens – demasiadamente belos e humanos, a experiência cotidiana vivida ao máximo, o tratamento dado à fotografia e a música. 

Seu mais recente filme, denominado “Praia do Futuro” foi selecionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), que ocorre entre os dias 6 e 16 de fevereiro. 

Rodado em Berlim, Fortaleza e no Mar do Norte, o filme conta a história do salva-vidas Donato (Wagner Moura), que deixou o Brasil por uma paixão que acaba o levando à Alemanha e a uma nova vida. Ele desaparece para a família durante dez anos, deixando tudo para trás, até seu irmão mais novo (interpretado por Jesuíta Barbosa), resolver ir atrás do irmão em Berlim. 

Segundo publicou o diretor Karim Aïnouz, Ayrton considera seu irmão mais velho como um herói, um ídolo. E esta parece ser também a temática do filme: “Meu filme fala de homens fortes, heróis, por assim dizer, que tiraram suas máscaras e tiveram a coragem de viver suas vidas, de superar os obstáculos que encontram pela frente e se arriscar. É um filme sobre coragem e sobre medo, sobre como o medo devora a alma”. 

No Brasil a previsão de estreia é para maio.

Outros filmes do cineasta cearense Karim Aïnouz:
Madame Satã
O Céu de Suely
Viajo porque preciso, volto porque te amo

Nenhum comentário:

Postar um comentário