quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fandango de Canguaretama em livro


Poéticas de um saber brincar é o título do livro de Ricardo Canella lançado hoje na Pinacoteca Cultural – Natal, RN, em uma edição promovida pela Secretaria de Cultura do Estado.  
O livro tem como proposta conhecer e analisar os elementos que compõem a performance poética do Fandango de Canguaretama – RN, entendida em seu significado mais amplo, que abarca linguagens expressivas , como a oralidade e a corporal , para pensar, expressar, vivenciar experiências e se relacionar com o mundo.
O Fandango, também conhecido como Nau Catarineta é uma manifestação cultural popular marcada pela presença de elementos da música, dança e canto, entremeadas de diálogos e com o acompanhamento de instrumentos de corda.
A presença da brincadeira na região de Canguaretama, litoral sul potiguar, é conhecida desde a metade do século XIX.  Em um universo predominantemente masculino, formado por cerca de quarenta homens, entre eles, pescadores, pequenos comerciantes, marchantes, funcionários públicos, jovens estudantes, assumem a tarefa de dar continuidade à tradição, incorporada e defendida, principalmente por alguns dos mais velhos, quase como uma espécie de herança familiar.
Poéticas de um saber brincar foi inicialmente apresentada como tese de doutorado em Ciências Sociais na UFRN, produzida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Culturas Populares da UFRN. Vencedora do Prêmio Deífilo Gurgel 2013 da Secretaria de Cultura do Estado do RN.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário