segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ilha do Ferro


Ilha do Ferro: uma iconografia do povoado é um destaque na programação do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (Maceió, Alagoas).
A exposição é fruto da pesquisa realizada pela designer Amanda Soares na região ribeirinha do rio São Francisco (município alagoano de Pão de Açúcar), para a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso (TCC).
O trabalho de campo realizado pela artista, seu encontro com a arte produzida na Ilha do Ferro, a paisagem e os costumes locais serviram de inspiração e provocou o impulso criativo da artista para produzir estampas com a temática do povoado, gerando belas imagens. Assim, o trabalho desenvolvido por Amanda faz referência às esculturas em madeira, ao bordado, à arquitetura urbana da ilha, ao ato criativo dos artistas locais, às flores, à caatinga, ao solo rachado, entre outros aspectos do lugar. A proposta une a cultura tradicional com um projeto contemporâneo de criação em design, produzindo uma nova leitura iconográfica da cultura local. 
A exposição apresenta fotografias panorâmicas da Ilha do Ferro, estampas, impressas em tecido. Algumas dessas estampas podem ser vistas também em fotografias de um editorial de moda, produzido pela designer. As estampas são também apresentadas em roupas como camisetas e vestidos. Para a exposição do Museu, além do vestuário, a artista também imprimiu suas estampas em pôsteres, capas de celulares e adesivos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário