sábado, 15 de agosto de 2015

Circuito Popular: Arte e Cultura


A Fundação José Augusto (Natal-RN) apresentou calendário com as atividades programadas para o mês de agosto, em comemoração ao chamado mês do folclore. O projeto intitulado “Circuito Popular: Arte e Cultura” tem uma programação organizada a partir de três eixos:
1.      Ações Formativas, com cursos e oficinas;

2.      Ações de Pensamento e Políticas Públicas, com seminários, encontros e debates;

3.      Ações Artísticas, apresentando shows, festivais, exposições, lançamentos de livros e revistas.
Entre as atividades foram agendadas:
Lançamento do livro “Preservando o Matutês”, de Bob Motta; Feira de economia solidária e de agricultura familiar; Mostra Cultural Agosto Cidadão; Oficinas sobre Registro do Patrimônio Vivo e sobre música popular brasileira e potiguar (serão realizadas nas Casas de Cultura do Estado); Seminário Cultural e (RE) Pensamento (10 a 19 na Pinacoteca do Estado); Incubadora cultural RN Criativo (MinC/FJA) presta atendimento a artistas e produtores interessados em consultoria, informações sobre editais e elaboração de projetos (Sola Bela Vista, na Av. Câmara Cascudo); Curso de Folclore e Cultura Popular (a partir do dia 15, com aulas aos sábados, na FJA); Seminário Marcos Legais da Cultura (de 24 a 26, sempre às 18h30, na Pinacoteca); IN Arte Urbana (de 21 de agosto a 30 de setembro, na comunidade do Passo da Pátria); Debate sobre os rumos do São João e do Carnaval 2016, Festival de Violeiros e Repentistas e 1° Encontro de Mestres e Cultura Popular.
Como podemos perceber o evento Circuito Popular: Arte e Cultura possui uma vasta programação distribuída por todo o mês de agosto, embora grande parte do seu conteúdo possa ser trabalhada ao longo do ano. Não seria o momento para perguntar onde estão os grupos de folclore do Estado? Não seria um momento para refletir sobre o contexto e o ato de produção daqueles que silenciosamente (e em situações adversas) produzem a tradição das culturas populares do Estado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário