terça-feira, 29 de junho de 2010

QUEM É DE AxÉ, DIZ QUE É


JOSÉ MARIA FERREIRA DE GÓIS


Zé Maria do Pajuçara, como é conhecido, é natural da cidade de Natal, nascido no ano de 1977. Criado numa família espírita, sua avó, Luiza Gabriel de Góis (feita por Joãozinho da Goméia), possuía um terreiro no bairro da Redinha. Mas será no terreiro de João de Inês, nas Rocas, que pela primeira vez recebe uma entidade espiritual, uma preta velha. Em seguida passou a freqüentar a casa de Socorro e Magnus (na Pompéia). Estava com 14 anos de idade e nesta casa faz sua primeira obrigação para Oxalá e assentamento na Jurema para mestre Zé Pelintra e Cabocla Aracy. Posteriormente faz a renovação com Dedé Baiano.


Em 1991 abre seu terreiro, denominado Wer Oxum Agemum, no Conjunto Pajuçara. Com casa aberta, procura Fátima e Alexandre (do Parque da Floresta), quando, então, faz a raspagem e recebe deká. Posteriormente renova obrigação com Wilton de Oiá, em Paulista-PE.


O axé de dez anos foi realizado com Sérgio de Iemanjá (Parque das Dunas).


Atualmente sua casa está localizada na estrada de Genipabu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma cidade desconhecida sob o nevoeiro

  Quando viajo, gosto de organizar uma agenda para ver o que está a acontecer na programação cultural local. Em minha recente e rápida estad...