quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

O que foi vivido

 

Gosto de pensar nas atividades vivenciadas durante o ano que acaba de passar. Mais um ano dominado pela pandemia da Covid que nos obrigou a reformular a forma de viver, em especial nas relações sociais e na experiência do trabalho. Ficamos mais distantes uns dos outros, a experiência home office nos levou a trabalhar intensivamente, a qualquer hora, como uma máquina, sem limites na produção. Mas estava sempre a pensar sobre o que estava fazendo e experimentando no campo das atividades acadêmicas. 

Coloquei como prioridade comemorar os 20 anos de criação do Grupo de Estudos Culturas Populares, uma vez que não tinha sido possível faze-lo no ano anterior, embora existisse uma programação elaborada para o formato presencial, impactada pela onda pandêmica. 

Dois projetos foram colocados em prática – Encontros com as Culturas Populares e Memórias, ambos com a proposta de apresentar e refletir sobre o trabalho realizado pelo Grupo de Estudos. Com os Encontros foi possível visualizar a produção mais recente de pesquisas gestadas via pós-graduação, abarcando diferentes temas (cenário percursivo afro-brasileiro, teatro popular do nordeste, folclore, a religiosidade e as benzedeiras, o carnaval natalense e o samba-enredo, a Jurema Sagrada). Durante seis meses, mensalmente uma pesquisa era apresentada pelo pesquisador/a e interlocutor/a, abordando as principais questões sobre o conhecimento produzido conjuntamente. 

O segundo projeto, denominado Memórias, se caracteriza por um viés memorialista, em formato áudio visual, em que membros do Grupo de Estudos, colocam as suas lembranças, o processo de inserção e as atividades experimentadas. Em seu conjunto as narrativas propiciam uma leitura sobre a proposta de trabalho do Grupo de Estudos, o roteiro das atividades e dinâmicas realizadas, a perspectiva teórica-metodológica, o processo formativo e o compromisso com as temáticas e comunidades envolvidas. 

Agora, o caminho é se perguntar sobre a continuidade do Grupo.  

  

Observação: as atividades citadas estão disponíveis na página do Grupo de Estudos Culturas Populares no Fecebook

https://www.facebook.com/grupodeestudosculturaspopulares

YouTube PPGAS UFRN

YouTube PPGCS UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo Afro-Religioso

  Projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades (Departamento de Antropologia/PPGAS/UFRN), Grupo de...