Mais uma tese concluída

TRANSE DOS TAMBORES: 

A ENCRUZILHADA DO BATUQUE NA CIDADE DO NATAL (RN).


FELIPE DA SILVA NUNES - PPGAS/UFRN


RESUMO:

O estado do Rio Grande do Norte abriga uma enorme diversidade de manifestações culturais ligadas a ritmos percussivos, como Coco de Roda, Maracatu, Zambê, Bambelô, dentre outros. Ao longo do tempo, essas expressões culturais populares foram perdendo o protagonismo que ocupavam na cena cultural do estado. Nos últimos anos, no entanto, tem emergido uma nova cena percussiva na cidade do Natal, formada por grupos, coletivos e ajuntamentos de simpatizantes que atuam nos espaços públicos, articulando-se em torno do que chamam de batuque. Esta investigação busca identificar e mapear essa cena, entendendo o batuque como elemento sonoro central e estruturante de performances musicais de matriz afro-indígena no Rio Grande do Norte. Ao traçar esse panorama, pretende-se destacar as redes e sociabilidades entre batuqueiros e demais agentes culturais, observando, à luz da ontopolítica, como tais expressões sonoras desafiam normatividades coloniais sobre o corpo, o tempo e o território, abrindo caminho para compreendê-las como formas de existência e enunciação política. 

Palavras-chave: Batuque; Cultura; Ontopolítica; Negritude; Cultura Afro-brasileira

Banca Examinadora: 

Profa. Dra. Mariana Ramos de Morais (Museu Nacional/UFRJ)

Prof. Dr. Bruno Goulart (UNILAB)

Profa. Dra. Lisabete Coradini (DAN/PPGAS/UFRN)

Profa. Dra. Giovana Braga (DAN/PPGAS/UFRN)

Prof. Dr. Luiz Assunção (DAN/PPGAS/UFRN) - Orientador 



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