TRANSE DOS TAMBORES:
A ENCRUZILHADA DO BATUQUE NA CIDADE DO NATAL (RN).
FELIPE DA SILVA NUNES - PPGAS/UFRN
RESUMO:
O estado do Rio Grande do Norte abriga uma enorme diversidade de manifestações culturais ligadas a ritmos percussivos, como Coco de Roda, Maracatu, Zambê, Bambelô, dentre outros. Ao longo do tempo, essas expressões culturais populares foram perdendo o protagonismo que ocupavam na cena cultural do estado. Nos últimos anos, no entanto, tem emergido uma nova cena percussiva na cidade do Natal, formada por grupos, coletivos e ajuntamentos de simpatizantes que atuam nos espaços públicos, articulando-se em torno do que chamam de batuque. Esta investigação busca identificar e mapear essa cena, entendendo o batuque como elemento sonoro central e estruturante de performances musicais de matriz afro-indígena no Rio Grande do Norte. Ao traçar esse panorama, pretende-se destacar as redes e sociabilidades entre batuqueiros e demais agentes culturais, observando, à luz da ontopolítica, como tais expressões sonoras desafiam normatividades coloniais sobre o corpo, o tempo e o território, abrindo caminho para compreendê-las como formas de existência e enunciação política.
Palavras-chave: Batuque; Cultura; Ontopolítica; Negritude; Cultura Afro-brasileira
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