terça-feira, 27 de março de 2012

Mapeamento dos Terreiros de João Pessoa, Paraíba

Acabo de receber uma notícia, vinda de amigos paraibanos, que informam sobre a criação do site com o Mapeamento dos Terreiros da cidade de João Pessoa. No registro já constam 111 terreiros, apresentados com informações básicas que identifica cada casa.

Considero importante este tipo de iniciativa, enquanto registro de parte do universo cultural afro-brasileiro, mas por tornar público o espaço religioso, que como tal precisa ser conhecido e respeitado.

O projeto do Mapeamento dos Terreiros de João Pessoa é uma realização da Casa de Cultura Ile Ase D'Osoguiã - IAO, com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e Fundação Cultural de João Pessoa - Prefeitura Municipal.

http://www.mapeamentodosterreirosjp.com.br

Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 15 a 23 de junho, está sendo organizado pela sociedade civil e ocorrerá em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, tem uma forma organizativa própria, baseada na definição de que não se trata apenas de um evento, mas parte de um processo de articulação de lutas e resistências. Assim, as atividades da Cúpula se organizarão em torno de três eixos:

1. Denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital;
2. Soluções e novos paradigmas dos povos;
3. Agendas, campanhas e mobilizações que articulam os processos da luta anticapitalista pós-Rio+20.

A defesa da titulação e da sustentabilidade dos territórios é prioridade para as comunidades quilombolas que participarão da Cúpula dos Povos.

Fonte: Koinonia

PEC 215, violação de direitos dos povos indígenas e das comunidades quilombolas,

A primeira batalha de uma guerra ainda longe do fim acabou vencida pela bancada ruralista e evangélica da Câmera Federal. Por 38 votos a dois, foi aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere da União para o Congresso Nacional a prerrogativa de aprovar e ratificar a demarcação de terras indígenas, quilombolas e de áreas de conservação ambiental, que conforme a Constituição Federal é atribuição do Poder Executivo. A proposta segue agora para Comissão Especial.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Descanse em paz Amina

Amina Filali, 16 anos, estuprada, espancada e forçada a se casar com seu estuprador, se suicidou - a única forma que ela encontrou de escapar dessa armadilha montada pelo seu estuprador e pela lei. Se agirmos agora, podemos impedir essa tragédia indescritível de acontecer com mais alguém.

O artigo 475 do código penal do Marrocos permite que um estuprador escape da acusação e de uma longa sentença de prisão ao se casar com a sua vítima, se ela for menor de idade. Desde 2006, o governo prometeu derrubar esse artigo e aprovar uma legislação que proibisse a violência contra mulheres, mas isso não aconteceu.

Centenas de manifestantes marroquinos foram às ruas para exigir uma reforma real, passando a bola para o Primeiro Ministro e chefes de outros ministérios, que escrevem e financiam projetos de leis, e a mídia internacional comprou a história. Se aumentarmos a pressão, podemos ver progressos reais agora.

Assine a petição por uma lei compreensiva para impedir a violência contra mulheres, incluindo revogar o artigo 475. Quando alcançarmos 250.000 assinaturas, vamos trabalhar com grupos feministas locais para entregar nosso clamor aos tomadores de decisão.

http://www.avaaz.org/po/forced_to_marry_her_rapist_b/?copy

Campanha: Avaaz.org

terça-feira, 20 de março de 2012

domingo, 18 de março de 2012

Mina Tindle

Mina Tindle, cantora francesa, considerada pelo Jornal Le Figaro como a revelação da música folk canta Os argonautas, de Caetano Veloso. A cantora lança amanhã, 19, seu primeiro album, que tem por título Taranta.

Um poema de Caetano

sábado, 17 de março de 2012

Um Casarão de Poesia

Nesta quarta-feira passada, dia 14, estive em Currais Novos-RN, participando das comemorações ao Dia da Poesia, organizadas pelo Grupo Casarão de Poesia. A programação, que teve como temática “Africanidades”, contou com dois momentos: à tarde, uma mesa-redonda e no turno noturno, a realização de um recital poético, exibição de vídeo-poético, apresentações musicais.

O Grupo Casarão de Poesia é um ponto de cultura levando adiante por um grupo de jovens amantes da poesia, das artes e da cultura em uma região árida de ações artísticas. Leituras, exposições, oficinas, músicas, poesia, é atração para jovens sedentos por outras possibilidades de pensar e sentir o mundo.

Poesia

Coração violento, o Seridó.

Cercas de pedra
não contêm sua íntima desordem.

É invenção a beleza
de suas águas.

- um açude marchando lento
à procura e raízes.

(Iara Maria de Carvalho, “Milagreira”, 2011).

terça-feira, 13 de março de 2012

A comunidade quilombola de Rio dos Macacos divulga Carta ao povo brasileiro

A comunidade quilombola de Rio dos Macacos, na Bahia, divulga Carta ao povo brasileiro, pedindo apoio para se manterem em seu território tradicional. Situada próximo a um condomínio da Marinha brasileira, a comunidade está sendo ameaçada de despejo pela força armada. Várias famílias vivem no local há mais de 100 anos. Confira documento divulgado e assinado pelo Movimento Negro Unificado e pela Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas.

Nós, Quilombolas, Negros(as), militantes contra o racismo de todas as etnias organizados através da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas – nos posicionamos contra essa arbitrariedade, e chamamos a sociedade em geral , a todas as organizações do Movimento Social e Social Negro para protestar contra esse flagrante desrespeito aos quilombolas e ao povo brasileiro. Lembramos que a presidente Dilma não pode permitir que esta ação ocorra embaixo dos seus olhos, em local próximo ao escolhido por ela e outros Presidentes para passar suas férias. Não permitiremos que esta desocupação ocorra. Somos todos quilombolas, somos todos Quilombo do Rio dos Macacos!

domingo, 4 de março de 2012

Fórum permanente sobre diversidade

Um projeto muito interessante está sendo levado adiante pelo professor João Carneiro na Faculdade de Teologia Umbandista de São Paulo. Trata-se do Fórum Permanente para discussão dos próprios dirigentes espirituais sobre DIVERSIDADE. Assumi compromisso de colaborar com o projeto fazendo gravações com religiosos potiguares.

Os depoimentos poderão ser acessados no blog:
http://religiaoediversidade.blogspot.com/

Sobre parar, refletir e retornar

  Prezada amiga, amigo, leitoras, leitores, visitantes do Blog. Estamos de volta aos escritos. Por esses dias estivemos a pensar sobre nos...