quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Edson Claro



Tido por consenso como um dos grandes incentivadores da produção artística no país, o coreógrafo e professor paulista, radicado em Natal, Edson Claro morreu na manhã de hoje, aos 64 anos. Ele já estava debilitado, em cadeira de rodas, decorrente do Mal de Parkinson acometido há anos.
Edson Claro rompeu barreiras e preconceitos. Além do Rio Grande do Norte, fundou grupos de dança em São Paulo e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física, apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação.
Na UFRN, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu – Dança e Consciência Corporal (1995) e o Curso de Licenciatura em Dança (2009). Também criou a Acauã Cia. De Dança (1988), Gaia Cia. De Dança (1990) e a Cia. De Dança dos Meninos (2000).
(Mais notícia: portalnoar.com)

TOQUE DE JUREMA NA CIENTEC 2013 - UFRN




TOQUE DE JUREMA NA CIENTEC 2013 - UFRN



Como parte da programação da CIENTEC 2013, quinta feira passada, dia 24, no espaço Vila da Cultura - UFRN, foi realizada um TOQUE DE JUREMA sob a direção religiosa de Pai Freitas e Pai Aurino, contando com os Pais Eduardo (Duda), Gilmar e Ivângelo, como também a presença da comunidade de seus respectivos terreiros.
Registramos, ainda, a presença de pessoas ligadas a outros terreiros da cidade, inclusive dirigentes religiosos.
O grande público presente prestigiou participando atentamente da realização do ritual e este mesmo público destacou-se quando, em diferentes momentos, acompanhou, com entusiasmo, os pontos cantados pelos sacerdotes.
Foi um momento impar na Universidade. Pela primeira vez a UFRN recebeu e realizou uma cerimônia religiosa afro-brasileira.  

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CIENTEC 2013 UFRN

O Grupo de Estudos sobre Culturas Populares - UFRN está presente na CIENTEC 2013 UFRN com um stand onde apresenta uma exposição  em que traça uma linha do tempo para contar alguns momentos significativos de sua produção acadêmica, como os trabalhos de conclusão de curso (graduação e pós-graduação), os projetos de pesquisa no campo das religiões (em especial, as religiões afro-brasileiras) e no campo das manifestações artísticas e o folclore (como o teatro de bonecos). Apresenta, ainda, informações sobre os projetos desenvolvidos em parcerias, como destaca projetos em andamento (o site criado para o mapeamento dos terreiros de Natal e o Projeto Agô).



CIENTEC 2013 UFRN


MESA 2: O que podemos aprender com a comparação entre religiões?
Coordenação: Prof.ª Dra. Antoinette Madureira 



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prêmio Culturas Populares



A calungueira e brincante do teatro de bonecos Maria Ieda da Silva Medeiros, conhecida como dona Dadi, moradora da cidade de Cruzeta-RN, foi vencedora do “Prêmio Culturas Populares”, promovido pelo Ministério da Cultura.

A pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Culturas Populares, Maria das Graças Cavalcante, foi responsável pela elaboração da proposta e inscrição da mestra Dadi no referido prêmio.

CIENTEC 2013 – UFRN



MESA 1: O que podemos aprender com as Culturas Populares?
Coordenação: Prof. Dr. Edmundo Pereira
 

 

Seminário de Pesquisa