sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Encruzilhada

Encruzilhada foi o encontro realizado hoje com o antropólogo e professor da UFPB Marco Aurélio Paz Tella e a turma da disciplina Antropologia Afro-brasileira (Ciências Sociais-UFRN), cujo tema versou sobre práticas culturais infantis, a cidade, rap, hip hop e b-boys, enfatizando suas experiências  e trabalho de campo realizado em cidades como São Paulo, Lisboa e João Pessoa.  




quarta-feira, 21 de agosto de 2019

REA


VI Reunião Equatorial de Antropologia, programada para o período de 09 a 12 de dezembro de 2019, na UFBA. Salvador, Bahia, recebe submissão de resumo para comunicação em Grupos de Trabalhos. São 45 GTs que abarca uma diversidade de temas. Para + informações, ver o site do evento:

www.sextarea.ufba.br

segunda-feira, 19 de agosto de 2019


Periódicos científicos de estudos africanos que são publicados no Brasil:
AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos (Rio de Janeiro, AbeÁfrica-UFRJ) -- Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/abeafrica>.
África: Revista do Centro de Estudos Africanos (São Paulo, CEA-USP) -- Disponível em: <http://cea.fflch.usp.br/revafrica_numeros>.
África(s): Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos (Salvador, UNEB) -- Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/africas>.
Afro-Ásia: Revista do Centro de Estudos Afro-Orientais (Salvador, CEAO-UFBA) -- Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia>.
Cadernos de África Contemporânea (São Francisco do Conde, UNILAB) -- Disponível em: <http://www.capoeirahumanidadeseletras.com.br/…/index.p…/cac/>.
Journal of African and Afro-Brazilian Studies (Curitiba, UFPR) -- Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/afro>.
Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afrobrasileiros (São Luís, UFMA) -- Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa>.
Revista África e Africanidades (Quissamã) -- Disponível em: <http://www.africaeafricanidades.com.br/index.html>.
Revista Brasileira de Estudos Africanos: Revista do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (Porto Alegre, Cebrafrica-UFRGS) -- Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbea>.
Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana (São Paulo, NEACP-USP) -- Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/sankofa>.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Poeta e tradutor de mundo


UFRN-CCHLA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Apresentação e defesa de tese

 

POETA E TRADUTOR DE MUNDO:

O COMPOSITOR DE SAMBA-ENREDO NO CARNAVAL DE NATAL/RN

 
VALDEMIRO SEVERIANO FILHO
 

RESUMO: A presente tese tem como proposta compreender o papel do compositor no processo ritual de construção do samba-enredo para o desfile das escolas de samba que ocorre anualmente no carnaval de Natal/RN. O samba-enredo é um dos aspectos artístico-culturais das agremiações carnavalescas em que verificamos um intenso processo de interação dialógica na tessitura de uma complexa rede de relações sociais, imersa em diálogos e tensões, no interior e que se espraia para fora da escola de samba. Através da experiência etnográfica e com o auxílio de fontes escritas, refletimos, dentro do tempo extraordinário do carnaval, esta trama em torno da composição do samba-enredo, focalizando o compositor como mediador cultural, sua visão e tradução do mundo que o cerca, bem como, as relações construídas com os demais agentes, sobretudo o carnavalesco e os coautores do samba, compreendendo a teia de significações em que está envolvido desde o lançamento do enredo até o término do desfile. 

Palavras-chaves: carnaval; escola de samba; compositor; samba-enredo; sociabilidade.

Banca Examinadora:

Dr. Luiz Assunção – Orientador – Presidente da banca.

Dra. Eliane Anselmo da Silva – UERN

Dr. Marco Aurélio Paz Tella – UFPB

Dra. Lisabete Coradini – UFRN

Dr. Alessandro Dozena – UFRN

 
Dia: 29 de Agosto de 2019

Horário: 14h30

Local: Mini Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede – UFRN

 

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Encruzilhadas


Disciplina na Pós-Graduação de Antropologia Social - UFRN


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL – UFRN
Disciplina: CULTURA, TRADIÇÃO E ORALIDADE (2019.2)
A proposta do curso é apresentar a reflexão teórica e metodológica sobre a ideia de cultura, enfocando abordagens relacionadas ao tema da memória e sua interface com tradição, oralidade e saberes tradicionais.

Tópicos de estudos:

Sobre a ideia de cultura
Cultura, tradição e conhecimentos tradicionais
Memória, lembranças, esquecimentos
Memória e narrativa
Tradição
Oralidade, vocalidade
Pode o subalterno falar?
Reflexões sobre a cultura e conhecimentos tradicionais
Cultura, conhecimentos tradicionais, direitos


Seminário de Pesquisa