sexta-feira, 24 de junho de 2022

Defesa de Tese

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

CAMPUS AVANÇADO DE PAU DOS FERROS – CAPF

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL

 

Tese de Doutorado:

Identidade(s) e religiões de terreiros em Pau dos Ferros/RN:

Argumentação em discursos de resistência e de (re)existência

 

LEONARDO MENDES ÁLVARES

Orientador: Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza 

 

Data da Defesa: 23/06/2022 

RESUMO:

Esta tese resulta da investigação dedicada a compreender as identidades de religiosos de terreiros de Pau dos Ferros/RN, por meio de discursos registrados num corpus composto por 14 entrevistas, nas quais pais, mães, filhos e filhas de santo integrantes dos quatro terreiros de umbanda encontrados em atividade na cidade trataram de suas próprias práticas religiosas, de como foram constituídas e de como interferem em suas convivências sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, seguiu a metodologia da História Oral, amparada prioritariamente em Bogdan e Biklen (1994), Alberti (2000) e Meihy (2019). As entrevistas seguiram o perfil compreensivo, conforme Kaufmann (2013). A fundamentação temática teve como principais referências Bakhtin (2006) no tocante ao discurso; Bauman (2005) e Hall (2006), sobre identidades; e Assunção (2006), Eliade (2010) e Simas (2021) para a conceituação de umbandas. Já a fundamentação analítica pautou-se prioritariamente pela Nova Retórica, adotando dela as categorias dos valores e dos auditórios, e seguiu como principais postulados, os de Perelman (1993), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Souza (2003), e Reboul (2004). Norteou a construção o objetivo geral de investigar as religiões de terreiros praticadas em Pau dos Ferros/RN, por via das identidades reveladas nas argumentações presentes nos discursos de seus praticantes sobre suas vivências religiosas, do qual decorreu a tese de que não há em Pau dos Ferros uma comunidade religiosa formada por quatro terreiros da umbanda, mas sim quatro comunidades de terreiros praticantes de quatro umbandas, cada uma carregando uma identidade coletiva profundamente marcada pela(s) identidade(s) individualmente assumida(s) por seus líderes. As compreensões finais confirmam a tese proposta.

 

PALAVRAS-CHAVE: Argumentação, Discurso, Identidade, Pau dos Ferros, Terreiro, Umbanda

sexta-feira, 17 de junho de 2022

As religiões afro-brasileiras na cidade do Natal

 

Esse é o nome do texto, os apontamentos sobre história e memórias da religião, que escrevi para o livro “Memória religiosa da cidade do Natal: coletânea de ensaios”, organizado pela professora Irene van den Berg (UERN), publicado recentemente pela Editora da UERN.

Apresento algumas anotações para pensar um processo histórico das religiões afro-brasileiras na cidade do Natal de modo que se possa incorporar as vozes dos sujeitos religiosos, a dinâmica e os marcos sócio-políticos, partes desse processo.

Ao longo do texto, os diferentes segmentos religiosos são apresentados de forma separada, para uma melhor organização da escrita. No entanto, ressalto que eles devem ser lidos e compreendidos como parte de um processo em que existem simultaneamente vivenciando intercâmbios, convivência, mas também conflitos e disputas. Assim, o/a leitor/a é convidado/a percorrer os temas das mestras, mestres e a ciência da jurema (p.103), o candomblé nagô – o xangô pernambucano faz morada em Natal (p.111) e a umbanda e a criação da Federação (p.117).

 

Ver outros textos disponíveis na internet:

ASSUNÇÃO, Luiz. A tradição do Acais na Jurema natalense: memória, identidade e política. Revista Pós Ciências Sociais (UFMA), v. 11 (21),  p. 143-165. São Luiz: EDUFMA, 2014.

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2873

ASSUNÇÃO, Luiz. A transgressão no religioso: exus e mestres nos rituais de umbanda. Revista Anthropológicas (UFPE), v. 21, n. 1, p. 157-182, jan. 2012.

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23714

ASSUNÇÃO, Luiz. Saberes escritos, guardados: O acervo documental do Centro Humilde de Caridade São Lázaro, Natal - RN. VIVÊNCIA: Revista de Antropologia, v. 1 (55), p. 96-122, 2020.

https://periodicos.ufrn.br/vivencia/issue/view/1055


quarta-feira, 1 de junho de 2022

Memória Religiosa


A Coleção Memória Religiosa da Cidade do Natal surge de uma demanda importante: fazer circular a produção acadêmica e científica acerca da presença das religiões, religiosidades e espiritualidades no espaço, no tempo e entre as pessoas no território urbano potiguar. A intenção não é a de separar a religião das formas de viver e existir, pelo contrário, o propósito é revelar o quanto de religião há na cidade e o quanto ela é importante para criar formas de organização, traçados, intervenções, monumentos, experiências e sensibilidades. Num investimento preliminar, reunimos os textos que materializam a publicação da primeira coletânea de ensaios. Com esta nova oportunidade, transformamos a publicação numa obra seriada, uma Coleção, sendo este o seu segundo volume. No livro, ricamente ilustrado pelos desenhos do arquiteto Daniel Macedo, estão reunidos 12 ensaios de pesquisadores potiguares que versam sobre memórias plurais das religiões e religiosidades natalenses.

Neste volume, o coletivo de autores apresenta novos temas e olhares singulares acerca de uma Natal de muitas faces religiosas, demonstrando quão rica e diversa é a capital potiguar. O livro consiste em um esforço acadêmico-literário “de vontade de memória” com o firme propósito de fazer lembrar que as religiões e seus agentes constroem sentidos, sentimentos, espaços e pertencimentos que desenham a cidade, a cultura e a história.

E para quem já quer conhecer e adquirir nosso livro, nós já temos data para o lançamento. O evento será na próxima quarta-feira, 01 de junho de 2022, às 19h, no Complexo Cultural da UERN, no stand da UERN que estará instalado durante a realização do Festival Popular do Livro e da Literatura do RN.

Este livro é uma iniciativa do Projeto de Extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal - PROEX/UERN e sua produção foi financiada a partir de projeto contemplado com recursos da Seleção Pública nº 02/2021 - SECULT/FUNCARTE - Prefeitura Municipal de Natal.

https://www.instagram.com/p/CeMdIlZl8Hv/?igshid=MDJmNzVkMjY=

 

Arquivo Afro-Religioso

  Projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades (Departamento de Antropologia/PPGAS/UFRN), Grupo de...