“Show de Mamulengos” de Heraldo Lins
Os estudos
dedicados ao tema do teatro de bonecos, brincadeira conhecida no nordeste
brasileiro por mamulengo e, em terras potiguares, João Redondo, sempre enfatizou
aqueles aspectos da concepção e prática mais ligados à tradição, em especial,
uma forma que se alimenta e reproduz pela memória e oralidade constituídas no
cotidiano das comunidades de brincantes. Todavia, um viés de reflexão acadêmica
vem sendo elaborado, colocando em evidência diferentes elementos que perpassam a
discussão da categoria tradição, pensando-a em contextos de processos sociais
de elaboração e reelaboração da cultura. Essa perspectiva de análise procura contemplar
o universo simbólico advindo da memória longa produzida pelo grupo, fruto da
vivência coletiva, dos intercâmbios e circularidades dos atores sociais, como também
das dinâmicas postas na contemporaneidade social via consumo, agenciamento, massificação,
mídia, performance, espetáculo.
Nesse complexo
campo de construção do conhecimento é importante ressaltar que a mistura
dinâmica da cultura e a construção de formas híbridas de expressões de sujeitos
num mundo de diferenças materiais e simbólicas coloca uma questão central para
as culturas populares e dizem respeito às operações tecidas pelos grupos
populares nesses contextos plurais, moventes; dizendo de outra forma: os
pesquisadores têm se perguntado sobre as estratégias levadas adiante pelos
grupos populares frente ao dilema tradição – modernidade.
Essas questões
estão postas e são analisadas por Zildalte Ramos de Macêdo em seu livro “Show
de Mamulengos” de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo
na cultura popular, publicado pela Editora IFRN (Natal, 2016). Resultado de um longo caminho de pesquisa
empírica, bibliográfica e cuidadosa análise conceitual, foi inicialmente
apresentado como dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em
Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como
proposta central estudar o processo de construção e transformação do espetáculo
de mamulengo, concebido e apresentado pelo artista potiguar Heraldo Lins a mais
de duas décadas.
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