terça-feira, 30 de julho de 2024

Cartilha

 


Nesta terça-feira (30/07) às 17h30 na Casa Vermelha (Rua Princesa Isabel, 749, Cidade Alta), acontece o lançamento da Cartilha dos Direitos dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e Ameríndia, organizada pelo mandato da Deputada Estadual Isolda Dantas (PT/RN) em um trabalho conjunto com as comunidades de terreiro. A publicação apresenta direitos dos povos de terreiro, entre os quais, a imunidade do IPTU do templo, direito à licença de aulas/provas para fazer obrigações, ou mesmo o direito à aposentadoria.


quinta-feira, 25 de julho de 2024

Vamos pensar em políticas de memória?


Estamos chegando ao final da disciplina “Antropologia Política: Memória, cultura e políticas de memória”, oferecida neste semestre de 2024.1 para o Bacharelado de Ciências Sociais – UFRN, cujo objetivo procurou sistematizar uma reflexão sobre os fenômenos do poder, da dominação e da ação política tendo como foco temático questões sobre memória e cultura. Leituras de textos e estudos de caso brasileiros, da Argentina e Chile. Passamos pelo tema da memória como fenômeno social, focamos na conjugação da lembrança e do esquecimento na construção da memória social, as relações de poder e produção de verdade; as tensões e as narrativas em disputa; os sujeitos individuais, os coletivos, os espaço e as políticas de memória.

Agora foi chegada a hora do olhar a cidade (será possível afirmar “nossa cidade”?). Como o flâneur benjaminiano, fazer o caminho entre a Ribeira e a Cidade Alta, tecer narrativas das experiências vividas na relação com a cidade. Para alguns, a surpresa do desconhecido, as possibilidades da descrição etnográfica, reflexões, e, sobretudo, poder observar as transformações e revelar sua história.    





Vamos pensar em políticas de memória? (EM CONSTRUÇÃO)

 





Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão 
(Funcarte/Prefeitura de Natal)


Antigo prédio da Faculdade de Direito da UFRN



Praça Augusto Severo - Largo do Teatro




Solar João Galvão - Centro de Documentação da Fundação José Augusto (Governo do Estado)



No caminho para o bairro da Cidade Alta passamos pelo Instituto Câmara Cascudo, Solar Bela Vista (Centro Cultural do SESI) e a FUNCARTE - Fundação Capitania das Artes/Prefeitura de Natal.

 






Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Cruzeiro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos



 
Memorial Câmara Cascudo (Fundação José Augusto/Governo do Estado)



terça-feira, 23 de julho de 2024

Vamembolá: 120 anos de Chico Antônio

 


Lançamento do filme Vamembolá: 120 anos de Chico Antônio, terça-feira, 23 de julho, no Teatro Alberto Maranhão, às 20h, com entrada gratuita.

Dirigido por Lucila Meirelles e Cid Campos, #Vamembolá é um documentário experimental musical sobre o encontro do embolador e cantor potiguar Chico Antônio com o modernista Mário de Andrade no Engenho Bom Jardim, em 1929.

O curta traz dados históricos e as impressões de Mário de Andrade sobre o nordeste do país, que resultaram em uma profunda reflexão sobre a realidade cultural do Brasil. O filme é inspirado no livro #OTuristaAprendiz, de Mário de Andrade, sob um viés poético e artístico, entrelaçando o real e a ficção, o factual com o surreal.

Ao final da sessão haverá um bate-papo com os diretores, que será mediado pelo educador e artista visual João Natal.

O filme foi financiado com recursos públicos da Prefeitura Municipal do Natal, uma produção da Bobox Produções e Casa de Zoé, coprodução da Armazém Mídias Artes, apoio do Museu do Vaqueiro e TV Universitária. O lançamento tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto. (Divulgação).


Arquivo Afro-Religioso

  Projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades (Departamento de Antropologia/PPGAS/UFRN), Grupo de...