sexta-feira, 29 de julho de 2011
Somália
A crise provocada pela falta de chuva no leste da África apresenta graves consequencias para a populacao, notadamente da regiao leste do velho continente. As Nacoes Unidas divulgou documento em que estima que mais de 11 milhoes de pessoas sofrem com a seca, das quais 3,7 milhoes em Somália, onde a situacao é agravada com a guerra civil. Calcula-se que 18.000 criancas sofrem de desnutricao, podendo esse número chegar a 25.000.
Esta semana o governo canadense e órgaos da sociedade civil iniciaram campanha de ajuda ao povo africano. Mensagens estao sendo veiculadas na imprensa escrita solicitando doacao de mantimentos e ajuda em dinheiro (foi criando um fundo de ajuda).
Esta semana o governo canadense e órgaos da sociedade civil iniciaram campanha de ajuda ao povo africano. Mensagens estao sendo veiculadas na imprensa escrita solicitando doacao de mantimentos e ajuda em dinheiro (foi criando um fundo de ajuda).
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Bicicleta, Vélo
Um meio de transporte bastante comum por aqui é a bicicleta. As pessoas a utiliza para ir ao trabalho ou a rua simplesmente. Está tudo organizado, com local definido para circulacao, estacionamento, etc., seguindo, inclusive, todas as normas de trânsito, como parar na faixa quando o sinal está vermelho.
Música
Música parece fazer parte do cotidiano da cidade de Montréal. Depois do Festival Internacional de Jazz vários espetáculos aconteceram, como as apresentacoes das bandas U2, Kiss, os cantores Elton John, Paul McCartney, a cantora francesa Sylvie Vartan e Janet Jackson. Em setembro, AKON e em outubro, show com a cantora Avrill Lavigne.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Mapa da Intolerância Religiosa no Brasil
Foi lançado o Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil. O objetivo é criar um canal permanente de recebimento de denúncias de casos de violação do direito de culto e, ao mesmo tempo, provocar o poder público a fazer valer as políticas públicas voltadas para a defesa da liberdade religiosa em nosso país.
O Mapa da Intolerância Religiosa será publicado anualmente e, concomitantemente a ele, uma página web estará permanentemente aberta para receber casos de intolerância religiosa e encaminhá-las aos órgãos competentes.
O projeto é uma iniciativa da Associação Afro-Brasileira Movimento de Amor ao Próximo (Aamap), que é filiada ao Coletivo de Entidades Negras (CEN), circunscreve-se numa perspectiva colaborativa, não se vinculando politicamente a grupo algum, mantendo assim, sua autonomia e capacidade de dialogar com os diversos atores que lidam com a temática da liberdade religiosa no Brasil.
Visite o site do Mapa da Intolerância Religiosa: http://www.mapadaintolerancia.com.br
sexta-feira, 22 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Gerry, o filme
Gerry é um filme biográfico de um artista muito conhecido no Estado do Quebec.
Gerry Boulet iniciou sua carreira com uma banda pop da qual liderava. Depois fez carreira solo e veio a falecer em 1990. O filme apresenta os principais momentos de sua vida de cantor - compositor.
Inusitado
Em Montréal tudo pode acontecer.
Outro dia enquanto caminhava pela cidade encontrei situacoes que nao esperava, como um casal de noivos posando para fotografias em plena praca pública, mais adiante um grupo de jovens gravando um comercial para televisao e em outro local um grupo de danca se apresentava para um público que acompanhava atentamente.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Festival Nuits d´Afrique
Está acontecendo o Festival International Nuits d´Afrique com programacao que inclue artistas de vários países do continente africano. Detalhes da programacao poderá ser consultado no site: http://www.festivalnuitsdafrique.com/
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Igrejas
Em Montreal tem muitas igrejas católicas. Cada uma com sua história e arquitetura peculiar. Talvez a mais famosa delas seja a basílica de Notre-Dame, pelo menos é a que atrai mais turistas. Mas a Cathédrale Marie-Reine-du-Monde é sem dúvida a maior e mais bonita. Outra bastante visitada é a Chapelle de Bonsecours. Esta é a mais antiga da cidade (datada de 1655) e diz a história que a partir do século 19 tornou-se parada obrigatória para os marujos que iam embarcar. Dentro da capela tem miniaturas de madeira que representam barcos). Ao lado da capela, um museu é dedicado a fundadora da ordem Bonsecours.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Rue Sainte-Catherine
Aproveito as fèrias de julho para frequentar um curso de lingua estrangeira. A escola fica na Rue Sante-Catherine, na regiao moderna da cidade. Sao muitos arranha-cèus e longas extensoes de galerias subterraneas. A Sainte-Catherine è muito disputada, seja por sua variedade de lojas, bares, restaurantes, ou por sua praca de espetàculos - a place des arts, local onde ocorre, por exemplo, o festival de jazz.
Um desses dias, depois da aula, sai com a camara a procurar imagens. Vejam o que fotografei.
Vieux-Montrèal
Na semana que cheguei em Montreal, exatamente no primeiro domingo, fui passear pela cidade e o lugar escolhido foi a Vieux-Montreal - a velha Montreal, a vila, local onde a cidade comecou. Logo de inicio o que me chamou atencao foi a existencia de muitos prèdios antigos e bem cuidados e, o mais importante, com funcionalidade. Nas ultimas duas dècadas o governo vem realizando um trabalho de recuperacao do patrimonio històrico e propiciando condicoes para o seu funcionamento.
O centro històrico, cercado pelo rio Saint-Laurent, remonta ao final do seculo 19, quando a regiao se destacava como importante centro portuàrio, industrial e comercial do continente. Apos a reurbanizacao, a Vieux-Montreal passou a abrigar vàrios museus, lojas e rstaurantes. Nesta regiao encontra-se, ainda, as primeiras construcoes do inicio do povoamento da vila (seculo XVI).
O centro històrico, cercado pelo rio Saint-Laurent, remonta ao final do seculo 19, quando a regiao se destacava como importante centro portuàrio, industrial e comercial do continente. Apos a reurbanizacao, a Vieux-Montreal passou a abrigar vàrios museus, lojas e rstaurantes. Nesta regiao encontra-se, ainda, as primeiras construcoes do inicio do povoamento da vila (seculo XVI).
Anonimo de Alhandra
Prezado anonimo de Alhandra, Paraìba.
Espero que vc veja esta minha mensagem, pois quero agradecer suas palavras e dizer da satisfacao em saber do parentesco do seu pai com Maria do Acais. Espero tambem que consigas encontrar os documentos e as devidas informacoes sobre a història.
Espero que vc veja esta minha mensagem, pois quero agradecer suas palavras e dizer da satisfacao em saber do parentesco do seu pai com Maria do Acais. Espero tambem que consigas encontrar os documentos e as devidas informacoes sobre a història.
"Salut" para os amigos
Tenho recebido muitas mensagens dos amigos. Tentei responder em um post mas nao consegui. Vai entao um grande abraco com saudades. Como jà disse anteriormente, na medida do possìvel colocarei notìcias e muitas, muitas fotos daqui. Sei que amigos e familiares estao loucos por notìcias e fotos. Por esse tempo esses posts, em especial, sao para vcs.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Parc Jean-Drapeau
Neste domingo que passou fui ao Parc Jean-Drapeau. O Parc, formado pelas ilhas de Notre-Dame e Sainte-Helène, fica na regiao sul de Montreal e compoe um grande espaco ecologico. O destaque fica para os pavilhoes futuristas construìdos para a exposicao universal de 1967, como o da Biosphèra. Outros espacos podem ser visitados, como o cassino, parque aquatico, a pista de formula 1, alèm de vàrios locais de lazer.O acesso ao local pode ser feito de automovel, metro ou de barco, que faz a ligacao da ilha com a villa.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Primeira semana em Montreal
Durante minha primeira semana em Montreal aproveitei para participar do Festival Internacional de Jazz. Foram dez dias de festa. Aliàs, nesse perìodo de fèrias por aqui tem muitas festividades. Tudo è motivo para comemoracao. O Fest de Jazz è algo grandioso. Muitas bandas de musicas, shows em teatros, teatro de rua, exposicoes, etc. Muita gente na rua; muitos turistas, principalmente americanos. Otimos espetàculos ao ar livre. Assisti cantores africanos, americanos, canadenses e tantos outros. No teatro fui ver a cantora portuguesa Ana Moura (tem vàrios videos dela no youtube). Ela è considerada pela crìtica internacional como a grande revelacao do fado portugues desde Amàlia Rodrigues.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Montrèal, Canada
Estou a uma semana na cidade de Montreal, estado de Quebec, Canada.
Como è fèrias e a cidade està em pleno verao, aproveito para conhecer a cidade e aproveitar as muitas festas. Esta semana aconteceu o Festival Internacional de Jazz de Montreal, um grande evento, com mùsicos e cantores de vàrias partes do mundo. Um das principais caracteristicas da cidade è exatamente acolher gente do mundo inteiro, o que a faz ser uma cidade multicultural.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Em 1864, dois anos após a extinção dos aldeamentos indígenas na freguesia de Alhandra, inicia-se a medição e demarcação das terras indígenas...
-
A mesa é a principal cerimônia ritualística da Jurema, realizada em sessões reservadas de consulta ou durante as festas públicas de consagr...